Notícias

Fernanda Richa apresenta programas sociais do Paraná para enfrentar a crise

Aecio Seminário 'Caminhos para o Brasil Social' - Fotos George Gianni 2A secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, destacou nesta quinta-feira, 10, em Brasília, os programas sociais do Paraná que se tornaram referência nacional em função dos resultados e que contribuem com a redução da miséria do Estado. Fernanda palestrou no seminário “Caminhos para o Brasil – Social” realizado pelo Instituto Teotônio Vilela e o PSDB. O encontro debateu propostas para as áreas de assistência social e cidadania, emprego e renda, combate à pobreza, e a garantia de direitos da criança e do adolescente, da mulher e das pessoas idosa e com deficiência.
Fernanda compôs a mesa de debate que teve como tema as políticas públicas e o desafio de enfrentar a crise. Durante sua apresentação, a secretária falou dos programas coordenados por sua pasta para a emancipação das famílias que vivem em vulnerabilidade social no Estado. Entre eles, o Família Paranaense, principal programa do governo do Paraná que oferece ações e serviços de 19 secretarias para atendimento às famílias mais carentes. Desde que foi criado, em 2012, o programa atendeu quase 220 mil famílias, com acompanhamento sistemático e transferência de renda.

A secretária também destacou a importância do trabalho para as famílias e para a erradicação da pobreza. “Em nosso governo desenvolvemos várias ações de prevenção e atendimento às famílias que tiveram algum direito violado. Mas, com certeza, o trabalho é a porta de saída para uma vida melhor a mais digna”, disse.

Fernanda lembrou ainda das medidas adotadas pelo Governo do Estado para enfrentar a crise, como o ajuste fiscal, que corrigiu alíquotas de impostos e busca evitar a sonegação fiscal; e o contingenciamento de gastos. Ela ressaltou ainda a criação do Fundo de Combate à Pobreza, que terá R$ 400 milhões para reforçar investimentos nas áreas de assistência social, de habitação e de qualificação profissional.
PRESENÇAS – Além de Fernanda Richa, também participaram do evento secretários de assistência social do Pará, Goiás, São Paulo e Mato Grosso; o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, que comandou o seminário, ao lado do presidente do ITV, José Aníbal; a presidente Nacional do PSDB Mulher, Solange Jurema; o deputado federal Eduardo Barbosa e o economista do Instituto Nacional de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Mansueto Almeida.

*Do site do PSDB Paraná