“Sofri muito preconceito e não somente por ser mulher, mas principalmente por ser jovem”, diz Joyce Cruz

12313539_913893068685821_8421050004694720709_n (1)Em entrevista para o PSDB-Mulher, a vereadora pela cidade de Guidoval Joyce Cruz falou sobre os seus projetos como vereadora, mulheres na política e planos para as eleições de 2016.

Qual a importância do trabalho de uma mulher numa Câmara de Vereadores?

A importância de uma mulher numa câmara de vereadores, pela primeira experiência que tenho vivido, acredito verdadeiramente que seja muito essencial ter a disposição de nosso povo o ser feminino no pleito legislativo, pois os trabalhos nos pede dedicação, atenção, especial leitura de projetos de lei, muitas reuniões, muito diálogo e articulação politica; para cada ação descrita acima dentre tantas outras que temos de representar, existe algo especial no tato feminino de cuidar das situações e ações com carinho, discernimento, esperança, com mais doação de si ao próximo e ao pensamento pelo bem comum, a mulher transmite a paciência e leveza para seus municípios, diálogos com mais ponderação, melhor apreciação a leituras e mais cuidados nas palavras, uma visão e postura mais ampla e delicada na busca de união e articulação evitando discussões e buscando um dialogo mais produtivo e pacifico, alem de pensar em seu povo com o coração de mulher, gestora, materno e fraternamente responsável, estando sempre disposta e preparada, agindo com precauções e visão ampla dos fatos, busca o coração em equilíbrio sabendo que devera usar também a razão, enfim, a mulher deixa o ambiente os trabalhos mais harmoniosos.

A senhora sofreu algum tipo de preconceito por ser mulher?

Sim. No inicio sofri muito preconceito e não somente por ser mulher, mas principalmente por ser jovem, tinha em 2013 quando no momento da posse, os meus 29 anos, portanto percebia que havia muito receio quanto a minha postura e o que eu seria e teria a oferecer para nosso município de Guidoval, e este preconceito foi vivenciado também com muita dor durante a caminhada eleitoral em 2012, foi realmente uma luta para chegar até os dias de hoje. Vivemos num ambiente do qual predomina a imagem masculina, portanto é difícil para eles nos aceitarem de igual para igual, mas não podemos desanimar, é preciso mostrar serviço, estar a frente, seguir junto e mostrar que cada qual tem suas habilidades e competências e então os preconceitos vão sendo “apagados” ao decorrer dos quatro anos de mandato, foi em 2015 que passei a sentir melhor recebida por todos e recebida com respeito e admiração, portanto dos sofrimentos e a paciência foram e serão sempre validos para a conquista de um futuro mais prospero e realizador.

Quais os projetos, as ações que a senhora realizou no seu atual mandato com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das mulheres de seu município?

Realizo e participo de diversos projetos e ações em nossa Guidoval, mas especificamente com relação a Politicas Publicas para as Mulheres, contarei aqui um fato especial que me ocorrera: Um dia ao conhecer a Sra. Eliana Piola em Belo Horizonte/MG, companheira à época e secretária de estado em Minas Gerais, ela trouxe uma ideia que recebi como conselho e assim o coloquei em pratica, apresentei na câmara em 25/02/2014 um Projeto de Lei Institui o Prêmio “Mulher Destaque” em Guidoval/MG, para homenagear as mulheres especiais de nossa Guidoval, o projeto foi aprovado por unanimidade e sancionado pelo poder executivo. Já no ano de 2015 participei junto ao poder executivo na 1ª Conferencia Municipal de Politicas Publicas para as Mulheres que acontecera na Câmara Municipal de Guidoval e homenageamos varias e guerreiras mulheres de nossa terra, além de neste dia termos recebido varias dicas e orientações para com a saúde e defesa da mulher, com a participação de psicóloga e delegada especializada na defesa dos direitos femininos. Também procuro estar colaborando junto a secretaria de saúde nas campanhas do “outubro rosa”, acompanhamento de gestantes, dentre tantos outros trabalhos e demais oportunidades que temos de trabalhar, apoiar e buscar melhorias para todas nós: Mulheres Guidovalenses.

Quais são os principais problemas e demandas das mulheres em seu município?

Hoje em dia tenho a visão de que nossa maior demanda é ter uma creche que ofereça confiabilidade e segurança para que as mães possam deixar seus filhos e assim terem mais tempo disponível para buscar realizar seus sonhos, objetivos e necessidades que sejam pessoais, profissionais e ou familiar. Posteriormente vejo que precisamos melhorar o acompanhamento familiar desde o casal recém casado ate aquelas famílias que já possuem seus filhos adultos, percebo que a mulher necessita de mais esclarecimentos quanto a vida “adulta”, receber mais oportunidade de capacitar-se, estudar, trabalhar, mas também quanto a formação psicológica, fisiológica, sexual e humana. Acredito muito que uma educação assim poderá mudar o ritmo do crescimento de adolescentes gravidas que vemos hoje, mães despreparadas, mulheres que sofrem e escondem por medo da sociedade e falta de afirmação pessoal e profissional, enfim famílias desorganizadas e sem estrutura para bons futuros. O acompanhamento deve ser completo e não tão somente a ação de preencher um cadastro e saber quais remédios você utiliza e quantas pessoas existem em sua casa.

Pretende se candidatar novamente e qual cargo?

Sim, pretendo, e muito motivada e quero ver nosso 45 fazendo muito mais mulheres nos cargos políticos em 2016, prefeitas e vereadoras vamos aumentar as estatísticas. Para 2016 permaneço buscando a reeleição para o cargo de vereadora.