Notícias

Resistência aos antibióticos ameaça a todos, diz OMS

alta_nos-remedios02-300x199A resistência “atinge níveis perigosamente elevados em todas as partes do mundo”, afirmou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan
postado em 16/11/2015 17:33
Genebra, Suíça – O aumento da resistência aos antibióticos representa “um imenso perigo para a saúde mundial”, informou nesta segunda-feira (16/11) a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, apresentando a primeira pesquisa da organização sobre o tema. A resistência, afirmou Chan, “atinge níveis perigosamente elevados em todas as partes do mundo”.

Durante coletiva de imprensa, ela explicou que cada vez mais os governos reconhecem que este fenômeno será daqui pra frente “uma das maiores ameaças para a saúde”.

“As superbactérias rondam os hospitais e as unidades de cuidado intensivo do mundo inteiro”, alertou Chan, lembrando que se nada for feito o mundo se dirigirá a uma “era pós-antibiótica, na qual as infecções poderão começar a matar”.

A pesquisa, publicada nesta segunda-feira em Genebra, revela que qualquer pessoa pode um dia ser infectada por uma infecção resistente aos medicamentos.

A resistência aos antibióticos, também chamada resistência antimicrobiana, ocorre quando uma bactéria evolui e torna-se resistente aos antibióticos utilizados para tratar as infecções, segundo a OMS. Este problema global está principalmente relacionado ao uso excessivo de antibióticos e seu mau uso.

Mas quase metade (44%) das pessoas que participaram da pesquisa, que não pretende ser exaustiva e que foi realizada pela OMS em 12 países, acreditam que a resistência aos antibióticos é um problema apenas para as pessoas que abusam desse tipo de remédio.

Clique AQUI para ler a íntegra.