Notícias

Mariana Carvalho pede sugestão no Facebook para aplicação de R$ 10 milhões de emenda parlamentar

10387410_737266313057611_5157739114456590388_nA deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) lançou uma consulta popular em sua página no Facebook neste domingo, 22,  para saber como devem ser aplicados  os R$ 10 milhões de reais, a que tem direito como parlamentar, para aplicação em obras no Estado de Rondônia.

Cinquenta por cento desse motante deve ser revertido para a Saúde, enquanto os outros 5 milhões podem ser canalizados para as mais diferentes  áreas. Dai portanto, a preocupação da tucana em distribuir o valor de acordo com os anseios dos  rondonienses.
Os recursos são oriundos  do chamado Orçamento Impositivo. Anualmente, deputados e senadores incluem na previsão de investimentos  da União do ano seguinte, obras e projetos para os seus estados – as chamadas emendas parlamentares.
 Trata – se  do principal mecanismo para o deputado atender a comunidade onde foi eleito. O governo é obrigado a custear projetos individuais dos parlamentares que na sua maioria prioriza setores nos quais têm interesses políticos.
  Mariana Carvalho, no entanto, quer atender diretamente o cidadão, ouvindo os internautas,  aproveitando o poder de interação da internet.
 “Tenho compromisso  com cada cidadão de Rondônia  que paga seus impostos e por isso o dinheiro do contribuinte tem que ser aplicado corretamente, coforme a sua necessidade”, justificou.
Com essa iniciativa, a deputada que saiu das eleições 2014 como um fenômeno nas urnas, repete a proposta de legislar em parceria com a população como fez no período em que foi  vereadora de Porto Velho (2009 a 2012) , quando recebia ideias pelo seu perfil no então Orkut.
“Nosso gabinete estava sempre de portas abertas e muitos dos  projetos e pedidos de providências que apresentamos foram inspirados em demandas encaminhadas  pela própria comunidade “, recorda a parlamentar  que agora  segue esse mesmo estilo na Câmara dos Deputados, consultando  a sociedade.
Desde a campanha eleitoral no ano passado, na qual  foi eleita com a expressiva votação de 60.324 votos, a tucana já anunciava nos seus discursos que iria ter um mandato diferente, sendo a  voz da nova política. Essa diferença ela já começou a fazer no Congresso Nacional.
Da assessoria da deputada