Sem categoria

Maceió: Oficinas ajudam na ressocialização de usuários

Foto: Prefeitura de Maceió
Foto: Prefeitura de Maceió

Foto: Prefeitura de Maceió

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Rostand Silvestre, que trata há oito anos de pacientes adultos com transtornos mentais (esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão) e autismo, oferece oportunidade de novas atividades. Eles participam, de segunda a quinta-feira, das oficinas terapêuticas de artesanato organizadas pela equipe da unidade e conduzidas pela oficineira Maria José Araújo.

Terapeutas afirmam que o trabalho ajuda na ressocialização dos pacientes, proporcionando a interação com a sociedade.

Maria do Socorro Santos é um exemplo dessa transformação por meio da arte. Ela procurou atendimento no Caps Rostand Silvestre exatamente no período em que as oficinas começaram. Ela começou seu tratamento com profissionais, medicamentos e participando das ações da unidade.

“Agradeço primeiro a Deus, em segundo a minha médica e em terceiro à Maria José”, destaca a paciente. Socorro conta que o tratamento com medicamentos não foi suficiente para ajudá-la a vencer o medo de estar com pessoas e sair de casa. “Quando descobri que podia bordar, fazer crochê e pintar, eu comecei a ter vontade de viver, de sair de casa e conversar com pessoas”, acrescenta.

Hoje, Socorro orgulha-se da sua produção de panos de copa, prato, geladeira e mesa, entre outros, apontando para o seu primeiro trabalho, exibido no varal da oficina:  um pano de geladeira onde ela bordou um cesta colorida com frutas e flores.

Nesse período pré-carnavalesco, os grupos de pacientes que participam das oficinas em dias divididos trabalham intensamente na produção de máscaras de carnaval; tanto para eles usarem na festa do dia 03 de fevereiro que reunirá todos os usuários e familiares de todos os CAPS no Clube da Adepol, quanto para ajudar na decoração da festa, e do evento do próprio Rostand Silvestre, que  ainda não tem data marcada para acontecer, mas será no mês de fevereiro.

Patrícia Santos da Silva é paciente do Caps Rostand Silvestre desde 2007. Sua mãe, dona Zuleide Alice dos Santos acompanha a filha em todas as etapas do tratamento. “Minha filha melhorou muito com o trabalho que desenvolve aqui na oficina. Ela inclusive já me ajuda no feitio de salgados que faço para vender em casa”, orgulha-se Zuleide.

Doações do público

Os trabalhos artesanais são confeccionados com tecidos, linhas, retalhos, agulhas de crochê e bordado e linhas coloridas. Os usuários aprendem a fazer tapetes, cestos, porta fósforos, sacolas.Todo material utilizado nas oficinas chega por meio dos oficineiros e de outros profissionais da unidade.

Pessoas que puderem contribuir com doações de retalhos, tecidos claros (para confecção de passadeiras, pano de copa, prato, fogão etc), pincéis, tintas, linhas de crochê e linhas finas para bordados, agulhas para a arte do tricô  e do bordado, material de TNH e emborrachados, sacolas plásticas de supermercados podem fazer suas doações na sede do Caps Rostand Silvestre das 8h às 17h.

SERVIÇO:

A unidade fica na Rua José Maia Gomes, s/n Jatiúca (próximo ao prédio sede do Conselho Estadual de Segurança, na Amélia Rosa). O telefone para contato é 0 3337- 4867.

*Da Prefeitura de Maceió