Notícias

Petrobras é recomenda pelo Cade e por policiais a impedir obras sem projeto

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Foto: divulgação

A Polícia Federal e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendaram à Petrobras as necessidades de a estatal “vedar o início de toda e qualquer obra sem ao menos o projeto básico concluído” e de adoção de medidas de prevenção e combate aos cartéis em licitações. As medidas são para que se restabeleça a confiança, após a revelação da Lava Jato de um amplo esquema de fraudes e corrupção, que desviava de 1% a 3% dos cofres da estatal petrolífera, iniciado em 2004.

Reportagem completa está na edição on-line do Estado de S. Paulo desta segunda-feira (26/01).

A execução de construções bilionários da Petrobras sem projetos consolidados, como o que ocorreu na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, a partir de 2007, “acabou dando causa tanto a aditivos legítimos, porém, evitáveis (justificados pela falta de diligência/planejamento/decisões equivocadas da Petrobras) como a ganhos indevidos por parte das empreiteiras”, afirma a PF.

O Cade aponta quatro medidas que pode ser adotadas de imediato para se combater os cartéis. Uma delas é a inclusão do Conselho “entre os órgãos a serem atendidos pela Gerência de Órgãos de Controle”.