Thelma diz que determinação de Tancredo foi essencial para redemocratização do Brasil

Foto: Tania Ribeiro/PSDB Mulher Nacional

Viúva de Dante de Oliveira, autor da emenda Constitucional que restabeleceu as eleições diretas no país, Thelma de Oliveira, vice-presidente do PSDB Mulher Nacional, lembra com emoção do que viveu há 30 anos. Naquele momento, Tancredo Neves era eleito o primeiro presidente da República da redemocratização no país, após um longo período sob a ditadura.

“Fecha-se hoje um ciclo que, se foi essencial para a história da redemocratização do Brasil, carrega também uma boa parte da minha memória pessoal”, repetiu Thelma Oliveira, como quem revive a história.

Em seguida, Thelma relata o que presenciou: “A Câmara dos Deputados que se reuniu em 25 de abril de 1984 para votar a emenda Dante de Oliveira e desencadear a maior campanha cívica do Brasil; o movimento das Diretas Já rendeu-se à vontade popular elegendo Tancredo Neves, no Colégio Eleitoral, em 15 de janeiro de 1985”.

Emocionada, a líder ressaltou o resultado do que representou a eleição e vitória de Tancredo. A seguir, a íntegra a análise de Thelma de Oliveira.

“Olhando para trás vejo que esse foi o processo de mobilização mais importante do Brasil. E era exatamente a demonstração do desejo da população; o de eleger o seu presidente da República.

O movimento poderia ter morrido com a rejeição da emenda e não morreu. Continuou, amadureceu, entendeu que era importante ir para o Colégio Eleitoral, com um nome que juntasse todas essas pessoas, todo o sentimento do povo brasileiro e esse nome era o de Tancredo Neves.

Se o Brasil vive hoje a fase mais longeva de democracia contínua de sua história, é a Tancredo Neves, à sua persistência e capacidade de unir as várias faces da oposição à ditadura militar que o deve. Tenho muito orgulho por haver estado lá, ajudando a mudar o país.”