Notícias

“Vitória marcou o fim do regime autoritário”, lembra tucano

Foto: Agência Senado
Foto: Agência Senado

Foto: Agência Senado

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR), no seu Facebook, lembrou que há três décadas Tancredo Neves foi eleito o primeiro presidente da República, após a redemocratização no país. O tucano fez um um relato histórico sobre aquele momento: “A vitória de Tancredo Neves nessa eleição marcou o fim do regime autoritário que estava no poder há 21 anos. Foi a última eleição indireta no Brasil, dando início a um novo ciclo na história do país”.
“Há 30 anos, no dia 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves foi eleito de forma indireta o primeiro presidente na redemocratização do país. Antes dessa eleição, houve a votação da emenda Dante de Oliveira, que previa eleição direta para presidente da República, mas acabou rejeitada no Congresso, em abril de 1984″, disse o parlamentar.
Em seguida, Alvaro Dias acrescentou que: “Tancredo se lançou candidato pelo PMDB, que era oposição na época. O colégio eleitoral era composto em maioria por deputados e senadores governistas. Ele participou da campanha das “Diretas Já”, que resultou nos comícios de mais de 1 milhão de pessoas no Rio de Janeiro e em São Paulo”

*Rede45