Notícias

PSDB aciona servidores e senadores após denúncias

Foto: Gerdan Wesley/LidPSDB

 

Foto: Gerdan Wesley/LidPSDB

Foto: Gerdan Wesley/LidPSDB

Brasília – O PSDB acionará o Ministério Público e a Procuradoria Geral da República (PGR) para que haja investigações sobre servidores públicos e senadores envolvidos na farsa denunciada pela revista Veja no último sábado (2). As duas representações serão apresentadas nesta segunda (4) pelo deputado federal Carlos Sampaio (SP).

A PGR receberá notificação sobre os senadores José Pimentel (PT-CE) e Delcídio Amaral (PT-MS), citados na reportagem da revista que gerou a denúncia polêmica. Segundo Sampaio, os parlamentares cometeram crimes de advocacia administrativa, falso testemunho e violação de sigilo funcional. Os dois também sofrerão representação no Conselho de Ética do Senado por quebra de decoro parlamentar.

Já os servidores identificados na matéria serão acionados na PGR do Distrito Federal. Trata-se de Paulo Argenta (Secretaria de Relações Institucionais), Marcos Rogério de Souza e Carlos Hetzel (ambos do Senado Federal). Nos dois casos, as duas instituições receberão a mesma ação.

Além dos servidores, a PGR-DF também receberá representação sobre Sérgio Gabrielli (ex-presidente da Petrobrás), Graça Foster (atual presidente) e Nestor Cerveró (ex-diretor da Petrobrás). Por fim, o deputado afirma que a PGR-DF receberá em breve uma última representação, que pedirá punições contra o crime de improbidade administrativa contra todos os suspeitos citados.

Fim da CPI – A suspeição em que foi atirada faz com que a CPI da Petrobras do Senado mereça ser encerrada de acordo com tucanos da Casa. Para Alvaro Dias (PR), a farsa não pode continuar e todos os trabalhos da comissão devem ser encerrados, ao mesmo tempo em que as investigações sobre os depoimentos combinados sejam designadas à CPMI.

“Basta uma farsa. Em razão deste escândalo, o mais correto seria encerrar as atividades da CPI do Senado”, revelou. O líder do partido também defende o fim dos trabalhos, pelo menos durante o tempo em que as denúncias sejam esclarecidas. “De tal maneira as denúncias são graves que quaisquer que sejam as conclusões, são decisões sob suspeição”.

Por outro lado, Dias também aventou a possibilidade de algo similar estar ocorrendo também na CPI Mista, relatada pelo deputado federal Marco Maia (PT-RS). Ele lembrou que na CPI da petroleira em 2009 já houve a participação do escritório da empresa em Brasília a respeito de “consultoria” a parlamentares relativo à investigação. Entretanto, defendeu a continuação dos trabalhos da comissão entre senadores e deputados.

Só Dilma se beneficia – Segundo o senador José Agripino, apenas a presidente Dilma Rousseff pode ser beneficiada de toda a orquestração denunciada pela revista. Devido a isto, não é possível deixá-la de fora do conjunto dos responsáveis pelo fato.

O líder do PSDB na Casa, Aloysio Nunes Ferreira (SP), concordou com o colega e assinalou que os operadores do adestramento dos depoentes foi combinado em órgão que é “vizinho de porta” do gabinete de Dilma. Trata-se da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência.

“[Ricardo] Berzoini foi colocado na SRI exatamente para administrar as consequências do escândalo da Petrobras. É obvio que ela sabia do assunto. É impossível que ela alegue desconhecimento dessa armação”, opinou. Para ele, a declaração da presidente, que pediu esclarecimentos apenas ao Congresso para a situação, revela que Dilma está “no mundo da lua”, alheia ao Brasil e a seu governo.

Da Liderança do PSDB no Senado

Rede45