“Justo reconhecimento”, por Thelma de Oliveira

Thelma-de-Oliveira-Foto-George-Gianni-.jpgA referência do nosso presidente Aécio Neves às mulheres no seu documento de 12 pontos, apresentado ao Brasil no começo dessa semana, é um importante passo e um estímulo para continuarmos em nossa luta por uma representação política feminina e pelo fim de todo tipo de violência, preconceito e discriminação contra a mulher.

Nosso presidente foi muito claro em suas palavras iniciais: “As mulheres devem merecer políticas estruturantes que garantam o fortalecimento dos novos papéis que exercem”. Aécio citou quais seriam os nossos diferentes papéis como mães, professoras, donas de casa, esposas, filhas, chefes de família e a necessidade de o governo olhar com responsabilidade e atenção a nossa emancipação e empoderamento.

Chamar a atenção pública nacional para a questão de gênero no Brasil e para a obrigação do Estado em ter um olhar próprio para as mulheres, revela a preocupação tucana e de seu maior dirigente em atuarmos efetivamente para mudar a realidade brasileira, em todos os âmbitos: econômico, político, social e de gênero.

Aécio Neves teve a sensibilidade de perceber que o Brasil não avançará se não houver mudanças na postura do Estado e da sociedade em relação a mulher. Basta de violência contra as mulheres, basta de preconceito, de discriminação e da ausência de um estado atuante e preparado para lidar com as questões específicas de gênero.

Nunca é demais repetir que as mulheres são a maioria da população e do eleitorado brasileiros, respondem por quase 40% dos lares do país e, mesmo assim, encontram enormes dificuldades em sua afirmação pessoal e profissional como protagonistas do cotidiano brasileiro.

Na política, Aécio Neves, o PSDB e as tucanas lutam por maior empoderamento das mulheres. Internamente, o partido avançou nos últimos anos abrindo maior espaço de poder às tucanas filiadas.

Estamos realizando encontros municipais e estaduais, cursos de qualificação e seminários na nossa luta por maior empoderamento da mulher na vida nacional. Estamos nos preparando para repetir o desempenho recorde das eleições municipais de 2012.

Ano que vem teremos as eleições e estamos nos organizando, identificando e qualificando nossas candidatas para enfrentar mais esse desafio eleitoral, com a certeza e a convicção que o povo brasileiro dará mais Poder às mulheres e elegerá novamente  um tucano para a Presidência da República.

Vamos a Vitória!

Thelma de Oliveira