Alinhada com as políticas de sustentabilidade e preservação ambiental internacionais, a Prefeitura de Palmas (TO), comandada por Cinthia Ribeiro (PSDB), celebra os avanços na área, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA).
No domingo, 05, Dia Mundial do Meio Ambiente, dando eco à campanha deste ano, com o tema ‘Uma Só Terra’, e às diretrizes internacionais ambientais, a Fundação destacou as ações de conservação, preservação e recuperação do meio ambiente na Capital, buscando incluir a participação ativa da comunidade em todas as atividades, além de trabalhar em parceria com os poderes das esferas estadual e federal, e também com a iniciativa privada e sociedade civil organizada.
O presidente da FMA, Fábio Chaves, salientou que mais do que homenagear a data, o Município de Palmas reafirma seu compromisso de preservação e sustentabilidade, consignado desde o início da atual gestão.
“Nosso trabalho é para garantir que o desenvolvimento social e econômico do Município seja alinhado à relação harmoniosa com a natureza. A intenção é que a gestão ambiental faça parte do centro das decisões da gestão municipal, levando Palmas à vanguarda ambiental internacional”, ressaltou.
Dentre as ações desenvolvidas, destaca-se o ‘Renova Palmas’, que está entre os principais programas da FMA para preservação e sustentabilidade. Por meio dessa ação se faz o apoio à gestão dos resíduos sólidos no âmbito municipal e inclui os projetos de Coleta Seletiva, Reciclagem do Óleo Residual, Logística Reversa e Compostagem da Fração Orgânica, sendo que o último encontra-se em fase de implantação.
MudaClima
O Programa ‘MudaClima’ tem o objetivo de preservar e ampliar as áreas arborizadas da Capital, ao mesmo tempo em que reforça a adesão de Palmas à meta 13 dos ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que trata do combate às alterações climáticas.
O programa executa o plantio de árvores de espécies nativas em uma mesma região, incluindo avenidas, áreas públicas e arredores de equipamentos públicos, como praças, escolas, postos de saúde, dentre outros. As Secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) e de Desenvolvimento Rural, bem como o Instituto de Planejamento Urbano de Palmas são parceiros do Programa.
O ‘MudaClima’ é abastecido pelo viveiro municipal, que faz desde a coleta e armazenamento de sementes até a produção de mudas para uso nos projetos de reflorestamento, arborização e paisagismo da cidade, além de doação de mudas a moradores e empresas, para o plantio urbanos e rurais.
Água Viva
Já o Programa ‘Água Viva’ tem a meta de proteger as nascentes e olhos d’água dos córregos e ribeirões, garantido a disponibilidade de águas em padrões de qualidade adequados às necessidades do Município.
O Programa está identificando os córregos, nascentes e olhos d’água em território municipal, de especial interesse para a proteção ambiental, bem como os destinados ao abastecimento público e do planejamento e implementação de ações destinadas à recuperação, preservação, conservação e monitoramento dos córregos e das suas respectivas nascentes.
Monitoramento e fiscalização
A Fundação de Meio Ambiente ainda mantém, em sua rotina, os trabalhos de monitoramento e fiscalização ambiental urbano e rural, bem como o licenciamento de empreendimentos, com o objetivo de fazer cumprir a legislação do meio ambiente.
Data
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia, pela ONU. A data tem como objetivo principal chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até aquele ano eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
*Do portal da Prefeitura de Palmas