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Especialista em comunicação política diz que o caminho está na empatia e no controle emocional

Assistente social, radialista, pós-graduada em Jornalismo Político e Econômico, graduanda em Comunicação e Marketing Empresarial, Magna Santana orientou, neste sábado (04/06), as mulheres da Federação PSDB-Cidadania sobre “Comunicação Política: Estratégias de argumentação e retórica. O desafio de se comunicar com eleitores” por cerca de 40 minutos. Ela ressaltou a necessidade de estarem bem-informadas e de jamais compartilharem “fake news”, aliando a isso controle emocional e empatia.

Magna Santana participou do Seminário de Capacitação Política “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”, em Aracaju, Sergipe.

“Comunicar é sempre um desafio. Você passar uma mensagem, não é fácil”, disse a especialista, lembrando que a argumentação é construída com bons elementos, fatos, teses e estudos, enquanto retórica é a “arte de falar bem, de persuadir e convencer por meio do discurso e da prática”.

Emoções

Para Magna Santana, toda candidata deve buscar ter equilíbrio e controle emocional para transmitir sua mensagem de forma ideal. “Controle emocional é importante para passar mensagem, defina qual é seu objetivo para esta conversa. O que você quer, onde quer chegar, para quem estou fazendo esta apresentação? Qual seu público: identifique seu público”, disse.

A especialista afirmou também que outro aspecto relevante é estabelecer empatia com quem se comunica. “[É preciso ter] empatia com quem vou conversar. [Compreender] o que elas sentem, quais são as dificuldades, preciso criar a empatia. Empatia é uma palavra-chave.”

Segundo a radialista, é importante ainda adequar algumas expressões, que caíram no desprezo das pessoas. “É preferível substituir a ‘promessa’ por ‘compromisso’. Não invente. Não é assim: não é mágica, a transformação é conjunta, não é da noite para o dia. Seja pé no chão. É importante ser verdadeiro, ser você. Não perca sua identidade.”

Redes Sociais

Magna Santana ressaltou que o uso das redes sociais deve ser cercado de cuidados, como a utilização de exemplos interessantes com informações bem checadas e jamais “fake news”.

Com base em dados da Pesquisa Datafolha, de 2018, a especialista citou que nas eleições de 2018, 67% dos eleitores brasileiros usaram o WhatsApp para se informar, 27% admitiram que difundiram dados enquanto 62% afirmaram acreditar muito no WhatsApp. Apenas 25% dos entrevistados disseram acreditar pouco no que leram no WhatsApp.

“Essa coisa de achar que Internet é terra de ninguém, não é bem assim”, orientou Magna Santana. “Nada de disseminar informações mentirosas”, acrescentou. “Comunicação é exposição.”

Força-tarefa

Além de Comunicação Política, Legislação Eleitoral e Políticas Públicas para Mulheres Pós-Pandemia e Bandeiras Eleitorais do PSDB-Mulher para 2022 foram os temas debatidos no Seminário, que contou com palestras da assessora jurídica do PSDB-Mulher Nacional e vice-presidente do PSDB-Mulher do DF, Luciana Loureiro; e da psicóloga e mestra em Direitos Humanos, especialista em gestão do trabalho e da educação em saúde, Tarsila Rorato Crusius.

Seminário de Capacitação “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor” é parte da Força-tarefa Eleições 2022, iniciativa do PSDB-Mulher que percorreu o Brasil promovendo a capacitação de mulheres e possíveis candidatas ao pleito. Além de Aracaju (SE), o projeto já passou por Goiânia (GO), Guarabira (PB), Brasília (DF), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Campo Grande (MS).