“Comunicação política: estratégias de argumentação e retórica” foi o tema da palestra da assessora de imprensa Maysa Siqueira Mello durante o Seminário de Capacitação “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”, promovido pelo Secretariado Nacional da Mulher/PSDB no sábado (19/03), em Goiânia (GO). O evento é parte da Força-tarefa que vai rodar o Brasil para as Eleições 2022, mobilizando tucanas e capacitando possíveis candidatas ao pleito.
Cerca de 140 mulheres, além de lideranças políticas da região, se reuniram na capital goiana, discutindo temas como o desafio de se comunicar com eleitores, apresentação e oratória de campanha.
Pós-graduada em Neuromarketing, com bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e Televisão, Maysa Mello explicou que existem diversos tipos de comunicação, que podem ser empregadas para transmitir uma mensagem a um determinado público.
“Tem a comunicação verbal, a comunicação não-verbal, que não é só gesto, é roupa, expressão, é estar ofegante ou não. A forma escrita, quando me preparo para falar, me comunico via WhatsApp, quando escrevo aquilo que estou sentindo antes de fazer um discurso. E a forma virtual, que pode ser uma live, um banner”, exemplificou.
“Ali eu também estou expressando, e vou criar uma imagem de quem eu sou que vai refletir quando eu for conversar com as pessoas, quando eu for discursar”, acrescentou.
A especialista enfatizou a importância das candidatas criarem uma persona, ou mais de uma, para se comunicarem com o público durante a campanha eleitoral. A persona é uma personagem que reúne as características sociais, psicológicas e comportamentais de um consumidor ou, no caso da política, eleitor.
A persona ajuda o candidato a entender o seu público-alvo e a direcionar a produção de conteúdo, facilitando a elaboração de estratégias, linguagem e canais de comunicação adotados em uma campanha.
“Nada mais é do que delimitar características de quem eu sou ou de quem eu vou mostrar em uma candidatura, e de qual é o público que eu quero atingir criando esses personagens, não precisa ser um só”, explicou Maysa Mello.
A comunicadora finalizou dizendo que entender as estratégias de comunicação política é a melhor forma de dialogar com o eleitorado e transmitir a mensagem desejada.
“Sabendo como a comunicação funciona, de forma consciente, a gente consegue também se preparar melhor para argumentar melhor, para criar melhores roteiros, tendo mais conhecimento. As pessoas querem saber da sua vida, querem ouvir as suas histórias. É isso que vocês precisam fazer: contar as histórias de vocês”, concluiu.