Para começar a escrever essa coluna, fui buscar uma definição do termo “Mulher”.
“Uma mulher é um ser humano adulto do sexo feminino. Na infância, é chamada de “menina” e, na adolescência, de “moça”. O termo “mulher” é usado para indicar tanto distinções sexuais biológicas quanto distinções nos papéis sócio-culturais”.
Segundo a Bíblia, a mulher foi feita a partir de uma costela de Adão, significando, com isso, que ela é a companheira que está ao seu lado. O osso da costela foi escolhido para mostrar à igualdade entre homem e mulher (não se usou um osso do pé nem da cabeça, mas sim um osso “do lado”). Além do que a mulher é protetora da vida, e os ossos da costela protegem o coração.
Os homens se assustam quando falamos em empoderar as mulheres… mas quando falamos em empoderamento, estamos falando em “reconhecimento e valorização”.
É preciso acreditar que somos – homens e mulheres – capazes de mudar essa crença de submissão. Um alerta para as mulheres: isso não tem nada a ver com feminismo, mas sim com auto-estima!
Temos que destacar a importância da mulher na política. Hoje as mulheres representam 52% do eleitorado. Somamos 44% dentro do PSDB. Homens e mulheres precisam reconhecer a igualdade de gênero, para que juntos possamos trabalhar por políticas públicas que beneficiem as pessoas.
O objetivo do PSDB Mulher, hoje presente em 23 Estados e no Distrito Federal, é estimular uma maior participação das mulheres no espaço político, inclusive nas esferas de poder e decisão. Para isso, promovemos debates, cursos de formação política, e formamos lideranças, com a importante participação das nossas mulheres na política!
Esse é o nosso maior desejo, nessa união de gêneros, em prol da Social Democracia e da luta por uma sociedade igualitária e livre de preconceitos!
Fau Barbosa, coordenadora Regional do PSDB-Mulher da Região Sudoeste da Grande São Paulo