Em entrevista feita ao programa Trabalho de Vereador, da TV Câmara, Paula Ioris, vereadora de Caxias do Sul (RS), falou sobre as atividades que cabem ao legislativo e sobre as experiências em seu mandato. Segundo ela, um dos grandes desafios é a revisão e redução do número de leis.
“Eu percebo que temos um excesso de leis em Caxias. Temos ao redor de nove mil leis, e infelizmente muitas vezes o que é cobrado do vereador é o volume de leis. Dentro da Constituição Federal, o papel do vereador ele tem um limite. Temos o Parlamento Federal, que são os deputados federais, o Parlamento Estadual, que são os deputados estaduais, e os vereadores. Nem sempre a população diferencia as instâncias. O poder do vereador é muito limitado no que a gente pode legislar”.
Ela afirma também que é altíssima a quantidade de críticas recebidas pelos vereadores. “Eu acho muito importante essa oportunidade de esclarecer para a população o que faz um vereador. Esse tema é sempre atual. Os políticos em geral sofrem muitas críticas, e sempre acho ruim quando generalizamos. Tudo que generalizamos na vida é injusto. Na Câmara de Vereadores, o papel do vereador é legislar, fiscalizar e representar a comunidade. Por isso somos eleitos. O conjunto de vereadores eleitos é a representatividade da sociedade, daí a importância do parlamento”.
Outro assunto abordado na entrevista foi a atuação da vereadora nas comissões, principalmente a de segurança, à qual ela preside. “No trabalho da comissão, temos um planejamento estratégico baseado em quatro pilares: a prevenção, a punição, a repressão e a ressocialização. Temos reuniões semanais, com projetos em cada uma dessas áreas. O pilar de maior relevância é o da prevenção. Nele, falamos de jovens na escola, de evitar a evasão escolar, de projetos que podemos ter para que permaneçam na escola”.
Veja a entrevista na íntegra AQUI.