A vereadora Paula Ioris conta sobre os desafios de legislar

Em entrevista feita ao programa Trabalho de Vereador, da TV Câmara, Paula Ioris, vereadora de Caxias do Sul (RS), falou sobre as atividades que cabem ao legislativo e sobre as experiências em seu mandato. Segundo ela, um dos grandes desafios é a revisão e redução do número de leis.

“Eu percebo que temos um excesso de leis em Caxias. Temos ao redor de nove mil leis, e infelizmente muitas vezes o que é cobrado do vereador é o volume de leis. Dentro da Constituição Federal, o papel do vereador ele tem um limite. Temos o Parlamento Federal, que são os deputados federais, o Parlamento Estadual, que são os deputados estaduais, e os vereadores. Nem sempre a população diferencia as instâncias. O poder do vereador é muito limitado no que a gente pode legislar”.

Ela afirma também que é altíssima a quantidade de críticas recebidas pelos vereadores. “Eu acho muito importante essa oportunidade de esclarecer para a população o que faz um vereador. Esse tema é sempre atual. Os políticos em geral sofrem muitas críticas, e sempre acho ruim quando generalizamos. Tudo que generalizamos na vida é injusto. Na Câmara de Vereadores, o papel do vereador é legislar, fiscalizar e representar a comunidade. Por isso somos eleitos. O conjunto de vereadores eleitos é a representatividade da sociedade, daí a importância do parlamento”.

Outro assunto abordado na entrevista foi a atuação da vereadora nas comissões, principalmente a de segurança, à qual ela preside. “No trabalho da comissão, temos um planejamento estratégico baseado em quatro pilares: a prevenção, a punição, a repressão e a ressocialização. Temos reuniões semanais, com projetos em cada uma dessas áreas. O pilar de maior relevância é o da prevenção. Nele, falamos de jovens na escola, de evitar a evasão escolar, de projetos que podemos ter para que permaneçam na escola”.

Veja a entrevista na íntegra AQUI.