A Câmara promove na quinta-feira (23) o seminário “Sistema Nacional de Transplantes no Brasil”. Realizado pela Comissão de Seguridade Social e Família, a pedido de três parlamentares, incluindo a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP), o evento será dividido em três partes, cada uma moderada por um deles.
Na primeira, às 9h30, a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) será a moderadora da Mesa “Modelo adotado na Captação, Notificação e Distribuição de Órgãos e Tecidos no Brasil e no Estado de Santa Catarina”.
A segunda Mesa, prevista para 11h, terá a deputada Mara como moderadora e debaterá “Incentivos à doação e Transplante de Órgãos”. Por fim, a terceira Mesa, comandada pelo deputado Sério Reis (PRB-SP), a partir das 13h15, abordará o “Sistema Nacional de Transplantes no Brasil”.
Destaque
Para Mara Gabrilli, o Brasil se destaca no panorama mundial por realizar um número significativo e crescente de transplantes dos mais diversos graus de complexidade.
“Tem crescido em diversos estados o número de centros de transplantes com equipes especializadas que tornam mais fácil o acesso dos pacientes. Entretanto, diferentes entraves ainda se apresentam. Sabemos da angústia que cerca cada doente que espera na fila do transplante. Precisamos identificar meios para fazer com que a doação se torne uma pauta natural de reflexão, motivando as pessoas a serem doadores de órgãos e as famílias a permitirem”, disse a tucana.
Outra questão abordada no evento será o alto gasto do Sistema Único de Saúde (SUS) para custear transplantes complexos que não são realizados no país, inclusive como resultado de ações judiciais. Mara afirma que “é importante analisar a possibilidade de criar no país centros de excelência habilitados a realizar procedimentos de ponta, acompanhando a capacidade dos centros do exterior, inclusive na esfera pediátrica”.
Um dos destaques do seminário será a participação do médico brasileiro Rodrigo Vianna, diretor de Serviços de Transplantes do Miami Transplant Institute, nos Estados Unidos, considerado um dos principais centros de transplante no mundo.
Estatísticas
Dados do Ministério da Saúde mostram que 87% de todos os procedimentos de transplantes realizados no país são feitos pelo SUS. De acordo com esse percentual, o Brasil possui o maior sistema público de transplante de órgãos do mundo. Em números absolutos é o segundo país que mais realiza transplantes renais e hepáticos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Segundo Vianna, o transplante multivisceral (de múltiplos órgãos) não é realizado no Brasil por uma desorganização do próprio sistema de saúde brasileiro. “O Brasil tem jeito sim. Só precisa de alguém que lidere esse campo. Dá para fazer e dá para melhorar muito”, afirmou.
SERVIÇO
Seminário sobre o Sistema Nacional de Transplantes no Brasil
Data: 23/11
Horário: das 9h30 às 15h
Local: Câmara dos Deputados – Anexo II – Plenário 7
Programação:
09h30 – Abertura
Mesa 1 – “Modelo adotado na Captação, Notificação e Distribuição de Órgãos e Tecidos no Brasil e no Estado de Santa Catarina”.
Moderadora: DEP. CARMEN ZANOTTO
Palestrantes:
09h45 – ROBERTO C. MANFRO – Presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos-ABTO.
10h00 – JOEL DE ANDRADE – Coordenador da SC Transplantes
10h15 – Representante do Ministério da Saúde
10h30 – Representante da Força Aérea Brasileira
10h45 – Debate
11h00 – Mesa 2 – “Incentivos à doação e Transplante de Órgãos”
Moderadora: DEP. MARA GABRILLI
Palestrantes:
11h15 – ROBERTO C. MANFRO – Presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos-ABTO.
11h30 – RODRIGO VIANNA – Médico especialista em transplante múltiplo de órgãos nos EUA, Universidade de Miami
11h45 – RENATO CONSONNI – Paciente transplantado – Transplante multivisceral
12h00 – ROGÉRIO CARBALLO AFONSO – Representante do Hospital Sírio-Libanês
12h15 – Representante do Conselho Federal de Medicina – CFM
12h30 – Representante do Ministério da Saúde – MS
13h00 – Debates
13h15 – Mesa 3 – “Sistema Nacional de Transplantes no Brasil”
Moderador: DEP. SÉRGIO REIS
Palestrantes:
13h30 – ALUÍZIO FERREIRA LIMA – Presidente do Conselho de Administração da PULSARVIDA.
13h45 – ROBERTO CERATTI MANFRO – Presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgão – ABTO
14h00 – RONALDO HONORATO – Assistente da Coordenação da equipe de transplante Cardíaco dos Adultos do InCor
14h15 – RENATO PADILHA – Presidente da Federação Nacional das Associações de pacientes renais e transplantados do Brasil – FENAPAR
14h30 – Debates
14h45 – Encaminhamentos
15h00 – Encerramento
*Com informações do Portal do PSDB na Câmara.