Acompanhe

Tucanos destacam a importância do Dia da Consciência Negra

Parlamentares do PSDB destacaram a relevância do Dia da Consciência Negra cuja data 20 de novembro é uma referência ao dia da morte do líder Zumbi dos Palmares. Neste dia incentiva-se uma reflexão sobre as desigualdades e o preconceito ainda existentes. Nas redes sociais, os tucanos defenderam o fim do racismo e lembraram que a escravidão foi um triste capítulo da história brasileira.

O deputado Betinho Gomes (PSDB-PE) destacou que Zumbi dos Palmares é um símbolo da resistência de negros e pardos brasileiros. O parlamentar lamentou que a população negra ainda sofre com a desigualdade social. “No Brasil, entre as vítimas de homicídio, os negros ainda são maioria, mas em relação ao acesso à saúde, como no atendimento médico prestado a mulheres durante o pré-natal, são minoria. Isso precisa mudar”, defendeu.

O deputado Carlos Souza (PSDB-AM) também fez referência a Zumbi. “Ele simbolizou a luta do negro contra a escravidão, um lamentável fato que marcou negativamente a história do Brasil! Felizmente, hoje caminhamos para um país de igualdade, e vamos continuar lutando para que o preconceito e o racismo sejam extinguidos totalmente da nossa sociedade”, defendeu. O parlamentar ressaltou que em Manaus, o bairro Praça 14 de Janeiro se encontra em festa com celebrações valorizando a cultura negra.

Para Célio Silveira (PSDB-GO), é importante conscientizar que o preconceito e a desigualdade precisam ser combatidos por todos. “Que possamos nos unir na luta pelo fim do preconceito racial, pois somos todos iguais perante a Deus”, disse.
A deputada Shéridan (PSDB-RR) reforçou a necessidade de consciência sobre a igualdade, independentemente da cor da pele. “A alma não tem cor. Devemos ter a consciência que todos somos iguais”, afirmou.

Em seu Facebook, o deputado Miguel Haddad (PSDB-SP) postou imagem do Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, local por onde chegavam os africanos que se tornavam escravos no Brasil. “É um patrimônio de sofrimento, como o Memorial de Hiroshima, no Japão, e o Campo de Concentração de Auschwitz, na Polônia. Serve para nos lembrar de um triste passado de escravidão, cujas consequências perduram na desigualdade social e no preconceito, nem sempre reconhecido”, lamentou.

O Dia da Consciência Negra foi incluído em 2003 no calendário escolar, sendo instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro por meio de decretos estaduais.

Em estados que não aderiram à lei, a responsabilidade é de cada Câmara de Vereadores, que decide se haverá o feriado no município. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares: 20 de novembro de 1695.

*Com informações do PSDB na Câmara.