Notícias

Em Brasília, é lançado aplicativo Viva Flor para em situação de violência

As mulheres do Distrito Federal que vivem em situação de violência ganharam esta semana o aplicativo Viva Flor, que tem o objetivo de dar mais agilidade ao atendimento destinado a elas nos órgãos do DF. Viva Flor é uma parceria do governo com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

Por meio da plataforma para celulares, a mulher em medida protetiva de urgência que estiver ameaçada pelo agressor pode entrar em contato com as forças de segurança.

Assim, uma equipe da Polícia Militar do Distrito Federal será deslocada para o local em que a vítima estiver.

O Viva Flor atenderá, inicialmente, até 100 mulheres que tiveram medidas protetivas deferidas pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Elas terão o aplicativo instalado, preferencialmente, nos aparelhos celulares das próprias vítimas, que serão capacitadas por agentes de segurança para usá-lo.

As medidas protetivas de urgência são determinadas pela Justiça quando a pessoa sofre violência doméstica e está em iminente risco de morrer.

Nesses casos, o agressor fica judicialmente impedido de se aproximar da vítima e, se necessário, deve usar tornozeleira eletrônica.

Para situações em que a mulher não está amparada por medida protetiva de urgência, mas precisa denunciar agressões ou ameaças, deve-se ligar para o Disque 180 ou para o 156 — opção 6.

*Com informações da Agência Brasília.