Notícias

Livro destaca 44 mulheres que influenciaram a história do país

As escritoras Aryane Cararo e Duda Porto se uniram para produzir o livro “Extraordinárias — Mulheres que revolucionaram o Brasil”. Nele, há a trajetória de 44 mulheres que viveram de diferentes lugares do país, têm distintas histórias de vida e origem e que não costumam aparecer nos livros.

As páginas contam com o desenho de grandes ilustradoras para acompanhar o relato de força que cada um dos personagens históricos mostrou para defender seus ideais. Com linguagem leve, o livro pode ser apresentado inclusive para adolescentes. Existe um glossário detalhando termos e palavras-chave para melhor entendimento do texto.

Cerca de 300 nomes foram analisados para chegar à seleção das 44 que entraram no livro, o que daria uma grande enciclopédia de mulheres extraordinárias. Para a seleção, Duda e Aryane se basearam em perguntas, como essa mulher mudou o curso da história de alguma forma? Foi um divisor de águas na sua área? Foi um marco? Atuar em diferentes áreas foi outra preocupação, para mostrar que há representantes em todos os campos de conhecimento.

As autoras destacam que a história do Brasil não foi feita apenas por homens mas também por mulheres que não apareceram nos registros. Para elas, ao mostrar a importância que desses nomes, é possível inspirar outras tantas meninas a se sentirem capazes de seguir suas próprias trajetórias de sucesso sem se prender a preconceitos ou limites pré-estabelecidos.

SERVIÇO:
Extraordinárias — Mulheres que revolucionaram o Brasil
Autoras: Duda Porto de Souza e Aryane Cararo.
Editora: Seguinte (O selo jovem da companhia das letras).
Ano: 2017.
Páginas: 208.