Notícias

“A falácia petista foi desmistificada”, diz Terezinha Nunes 

O estudo realizado pelo World Wealth and Income Database, revelando que os governos do PT não reduziram a desigualdade social no Brasil, foi comentado pela deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB-PE) em pronunciamento na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (18/09).

“Nos últimos 13 anos, assistimos a um discurso de que a desigualdade foi reduzida, em que se chegou até a eleger um ‘pai dos pobres’. Agora essa falácia foi desmistificada”, ressaltou a tucana.

Em seguida, Terezinha Nunes acrescentou que: “O estudo mostra que, nesse período, não se mexeu no verdadeiro capital, o que poderia ter sido feito por meio da taxação das grandes fortunas e da diminuição das taxas de juros, que fizeram os bancos terem lucros exorbitantes nos governos petistas”.

De acordo com o estudo, realizado no período de 2001 a 2015, a desigualdade de renda no Brasil continua em níveis chocantes. A fatia da renda nacional dos 10% mais ricos da população passou de 54% para 55%. Ao mesmo tempo, os 50% mais pobres aumentaram de 11% para 12%.

O levantamento conclui também que os frutos do crescimento econômico registrado no Brasil durante o período foram absorvidos, principalmente, pelos 10% mais ricos, que ficaram com 61% da expansão obtida entre 2001 e 2015. Já os 50% mais pobres ficaram com somente 18% desses ganhos.

*Com informações da assessoria da deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB-PE).