Em debate realizado na noite desta quarta-feira (21) na TV Universitária, a candidata à Prefeitura de Natal pelo PSDB, Márcia Maia, destacou suas propostas para fortalecimento do turismo, inserção das mulheres no mercado de trabalho, incentivo à atividade cultural e geração de 50 mil empregos na capital em quatro anos.
Com experiência no Legislativo e diversos projetos de lei para inclusão social das mulheres e combate a violência de gênero, Márcia destacou a promoção da inserção da mulher natalense no mercado de trabalho por meio de programas permanentes de qualificação profissional em parceria com a iniciativa privada, com a participação de instituições como o Senac.
“Já tivemos uma experiência parecida quando fui secretária de Ação Social e quero repetir na Prefeitura de Natal. Queremos implantar uma política permanente de incentivo à inserção da mulher no mercado de trabalho. Para isso, vamos investir na qualificação”, defendeu.
Márcia também pretende criar 50 mil postos de trabalho com o fortalecimento do turismo, que hoje carece de investimentos e divulgação do destino. “Natal chegou a ter 22 voos internacionais e hoje não tem praticamente nenhum”, destaca.
Além de resgatar a atividade turística, Márcia quer retomar o diálogo com a construção civil para que o setor volte a gerar emprego, promover a revisão do plano diretor para desenvolver a Zona Norte e implantar uma política de incentivo fiscal para atrair investimentos à capital.
“Temos experiências exitosas no Executivo estadual e municipal com programas de geração de emprego e renda e queremos implantar em Natal políticas para gerar 50 mil vagas em quatro anos, porque o problema do desemprego, junto ao desmantelo da saúde e a violência, são os maiores problemas da nossa cidade atualmente”, defendeu.
Na cultura, a candidata defendeu uma política permanente de incentivo aos artistas locais, bem como, promover as manifestações culturais nos espaços públicos dentro do projeto “Vem pra Praça” – projeto que tem como objetivo ocupar os espaços da cidade com opções de lazer e diversão para a população.
“Quero fazer a mudança que o eleitor está desejando com ética, responsabilidade e seriedade. Sou a única candidata com experiência no Executivo que vai conseguir transformar Natal e devolvê-la aos cidadãos”, finalizou Márcia.
Prefeito ausente
Mais uma vez, chamou atenção a ausência do candidato à reeleição Carlos Eduardo Alves (PDT) que, apesar de ter confirmado presença, voltou a deixar seu espaço vazio. Foi o quinto debate público que o atual gestor da cidade não participou. Ele já havia deixado de comparecer em eventos realizados pela 95FM, Sinsenat, Sindsaúde e o encontro com ambientalistas natalenses.
“A postura de Carlos Eduardo, quando se omite e foge dos debates e da oportunidade de discutir os problemas da cidade, é apenas mais um sintoma da forma antidemocrática com a qual administra a cidade. Não dialoga, não ouve o cidadão, não representa de maneira legítima os anseios da sociedade. E as pessoas estão compreendendo isso e prometem dar a resposta a essa postura nas urnas”, afirmou Márcia.
*Do site da candidata Márcia Maia