Dando continuidade às ações previstas para o Mês da Mulher, a Prefeitura de Maceió, em parceria com o Governo do Estado e entidades, vem realizando uma série de atividades. Na manhã desta terça-feira (15), no Cinesystem (Parque Shopping Maceió) aconteceu a sessão de cinema que exibiu o filme “As Sufragistas”. A sala ficou repleta de convidadas como servidoras e cidadãs de Maceió, que se emocionaram com a história mostrada na tela.
A Secretaria Executiva do Gabinete do Prefeito conduziu a atividade. “O 08 de março não é apenas uma data para comemorar, mas para reivindicar os direitos da mulher, para que a mulher ocupe os espaços que ela precisa e merece. O filme ‘As Sufragistas’ traz uma reflexão a partir da história de mulheres que lutaram pelo direito ao voto entre o final do século XIX e início do século XX demonstrando que a luta agora é pela conquista dos espaços de poder”, pontuou a secretária executiva Adriana Toledo.
A Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) foi parceira na realização da sessão especial. “Trata-se de uma programação de conteúdo, trazendo o filme ‘As Sufragistas’ mostrando mulheres que lutaram pelo voto e para algumas delas, essa luta custou a própria vida”, pontuou o presidente da Fmac, Vinícius Palmeira. Ele também destacou a importância de reconhecer o direito paritário da mulher e seu papel como cidadã, como mãe, como esposa e como parte da sociedade com o mesmo valor que os homens.
Para ele, o filme faz um alerta para que a mulher identifique seu papel na história. “Que cada mulher que assistiu renove suas esperanças nessa luta que é de todos nós. Qualquer atitude contra o avanço da mulher é um atraso para a sociedade”, finalizou o presidente.
As Sufragistas
Inspirado no movimento sufragista do final do século XIX e início do XX, na Inglaterra, o drama “As Sufragistas” retrata a vida de um grupo de mulheres que resistia à opressão de forma passiva, sendo ridicularizadas e ignoradas pelos homens.
A partir do momento em que começam a encarar uma crescente agressão da polícia, elas decidem se rebelar publicamente. Um dia, após sair da lavanderia em que trabalha, Maud se assusta com o caos de um protesto e acaba reconhecendo uma companheira de trabalho entre os manifestantes. A partir desse momento, a personagem decide reivindicar seus direitos como mulher e a lutar por sua dignidade.
Programação
A secretária Adriana Toledo também lembrou que as atividades estão acontecendo desde o início de março e vão até o final do mês.
“A gente segue com a programação. No dia 29 deste mês teremos um seminário onde vamos discutir a saúde da mulher com temas como câncer de mama e do colo do útero, prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e o zika vírus, que vem preocupando as mulheres principalmente as que estão gestantes ou desejam engravidar. No evento, também vamos discutir a rede de direitos por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social,programas assistenciais que a Prefeitura tem à disposição da mulher. Vamos encerrar o mês temático oferecendo saúde e direitos da mulher”, anunciou a secretária.
Confira
– 18/03 Audiência Pública em alusão ao Dia Internacional da Mulher
Local: Câmara Municipal de Maceió (horário: a confirmar);
– 20/03 “Todos por Elas” e “Justiça pela paz em casa”
Local: Concentração na Orla da Pajuçara – 7 Coqueiros, a partir das 9h;
– 28/03 II Seminário com Lideranças Femininas: Saúde da Mulher e Combate à Violência
Local: Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), a partir 08h;
– 31/03 Entrega da Comenda “Nise da Silveira”
Local: Centro de Convenções (19h30).
*Secom Maceió