Notas Oficiais

PSDB-Mulher repudia violência política de gênero praticado contra a vereadora Tati Rodrigues

O PSDB-Mulher Nacional manifesta solidariedade às vereadoras Tati Rodrigues (PSDB-PA) e Manu Oliveira (Avante-PA), vítimas de episódio lamentável de violência política de gênero na Câmara Municipal de Bragança (PA), onde tiveram seu direito à fala negado de forma arbitrária, mesmo após comprovarem a inscrição para uso da tribuna. O uso de sistemas tecnológicos em fase de teste não pode, em hipótese alguma, justificar a supressão de direitos constitucionais e regimentais de parlamentares. Tampouco pode servir de pretexto para ações autoritárias e seletivas, como o encerramento abrupto da sessão sem garantir o contraditório e a ampla defesa.

É inaceitável que mulheres eleitas sigam sendo silenciadas em espaços que deveriam garantir sua representatividade e atuação política. O ocorrido é um atentado à democracia e um claro exemplo de tentativa de apagamento da presença feminina na política.

Repudiamos a postura do presidente da Câmara, o vereador Júnior do Pneu (MDB), e reafirmamos nosso compromisso com o enfrentamento à violência política de gênero. Seguiremos firmes na defesa de uma política com mais mulheres e mais respeito.

Vereadora Tati, você não está sozinha. Sua voz é a nossa voz.

Cinthia Ribeiro
Presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB