Notícias

PSDB vai incentivar chapas com paridade de gênero nas eleições de 2024

O PSDB realizou a primeira reunião de sua nova Executiva Nacional nesta quarta-feira (13), em Brasília, sob o comando do novo presidente do partido, Marconi Perillo. Ao elencar algumas metas e compromissos que deverão ser cumpridos pelo partido no próximo ano, o presidente do PSDB destacou a importância de aumentar a participação das mulheres e de jovens na política por meio de programas de formação política do ITV.

A vice-presidente do PSDB-Mulher Nacional, Thelma de Oliveira, referendou a proposta de criação de grupos temáticos e destacou o empenho do Secretariado em aumentar a participação das mulheres na política. A tucana também elogiou a iniciativa de Goiás em lançar, nas próximas eleições municipais, chapa com paridade de gênero na capital do Goiás e a disposição do presidente Perillo de dar prosseguimento ao desafio lançado pelo ex-presidente do PSDB, o governador Eduardo Leite, em que propunha que as capitais investissem em chapas com o mesmo número de mulheres e homens. “Será um exemplo para todo o Brasil e, provavelmente, demais partidos. A gente comunga com isso”, pontuou Thelma.

Raio-x PSDB

Além da criação de comissões temáticas para apresentar propostas para o Brasil, o colegiado decidiu elaborar um raio-x sobre o cenário eleitoral do partido para as eleições municipais de 2024.

 “Eu acho que nós do PSDB temos um elo muito forte com os brasileiros no que diz respeito a uma questão mais programática“ e defendeu investir nisso: “eu gostaria que cada um de nós se responsabilizasse por temas, para formar um grupo para discutir ideias-força”, disse Marconi Perillo.

A sugestão foi acatada e já decidiram por duas comissões: uma sobre a primeira infância, que será presidida pelo ex-deputado federal Pedro Cunha Lima com participação da deputada federal Geovânia de Sá e de Débora Lovisi, presidente do PSDB-Mulher de Minas Gerais, e outra sobre Cidades, presidida por Luiz Paulo Velloso Lucas, que é ex-prefeito de Vitória (ES), com participação dos prefeitos Paula Mascarenhas (Pelotas-RS), Duarte Nogueira (Ribeirão Preto-SP) e Paulo Serra (Santo André-SP).

Por sugestão do deputado federal Aécio Neves, presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), e acatada por todos, o partido decidiu que fará um mapeamento da atual situação do partido nos Estados. O objetivo será identificar problemas e encontrar soluções para entender onde precisa mudar a direção e como atrair mais filiados. Isso será feito por meio de uma comissão eleitoral e essa radiografia deve ser apresentada em fevereiro.

A vice-presidente do PSDB-Mulher Nacional, Thelma de Oliveira, adiantou que o Secretariado irá retomar a campanha de filiação, com a meta de alcançar 50% de filiadas mulheres.

“Nós queremos retomar a nossa campanha de filiação rumo aos 50%, essa que já existe há muitos anos. Hoje nós representamos 47% dos filiados dentro do partido e pretendemos chegar aos 50% somando os esforços de filiação ao PSDB a nível nacional”, garantiu.

Violência Política de Gênero

Thelma de Oliveira solicitou ao presidente do PSDB a inclusão no Estatuto partidário de regras de prevenção, repressão e combate à violência política contra a mulher. Para ela, o combate à violência política de gênero também deve ser uma prioridade do PSDB. A líder tucana lamentou o fato da proposta para a adequação do Estatuto, de acordo com a Lei 14.192/2021 não ter sido apreciada em Convenção.

“As instâncias partidárias precisam se adequar. A gente já entregou o documento para o jurídico, mas infelizmente era para ser aprovado na Convenção e não deu. O que nós solicitamos? Que possa fazer uma resolução para que a gente contemple essa solicitação que é do grupo, mas que beneficiará a todo o PSDB, argumentou.

O PSDB-Mulher reafirmou o seu compromisso em reestruturar e fortalecer o partido, e trabalhar por um Brasil Melhor.

Federação

A relação com o Cidadania também foi uma das pautas. O PSDB vai criar uma comissão específica para tratar da relação com esse partido, que hoje compõe uma federação com os tucanos. Devem liderar esse assunto o atual presidente da Federação, Bruno Araújo e o deputado federal Adolfo Vianna, líder da bancada do PSDB na Câmara.

Praticamente todos os que tiveram a palavra durante a reunião destacaram a necessidade de reconstruir o partido a partir de posicionamentos firmes sobre as principais questões do país e também com candidaturas competitivas onde for possível nas eleições de 2024.

Com informações do PSDB Nacional