Notícias

PSDB-Mulher e PSDB recepcionam novo diretor da KAS Brasil com vistas para ampliar a parceria

O PSDB-Mulher recebeu na sede do partido, em Brasília, nesta terça-feira (12/12), o novo diretor da Fundação Konrad Adenauer no Brasil, Maximilian Hedrich. Acompanhado pela responsável pelas relações institucionais da KAS Brasil, Carla Shores, e pelo coordenador de Projetos Estado de Direito e Políticas Públicas da fundação, Luiz Gustavo Carlos, Maximilian frisou a intenção de estreitar a parceria com o PSDB-Mulher e ampliá-la, alcançando também jovens líderes.

Representando o Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, a assessora jurídica, Luciana Loureiro, apresentou a estrutura partidária ao novo diretor da KAS Brasil e ressaltou a importância da parceria entre as instituições para alavancar a participação das mulheres na política. Ela explicou que a parceria sempre se dá através do Instituto Teotônio Vilela (ITV Nacional), que foi representado na reunião pelo assessor Caio Molina. A tucana, inclusive, mencionou o sucesso de um dos programas de estudo ofertado para candidatas ao pleito municipal de 2016.

“A nossa parceria é fundamental na preparação das mulheres. A nova presidente do PSDB-Mulher Nacional, a prefeita Cinthia Ribeiro, inclusive, é fruto desses programas de capacitação. Ela e outras três tucanas que participaram do programa de intercâmbio para pré-candidatas se elegeram naquele ano. Cinthia como vice-prefeita de Palmas (TO), Thelma de Oliveira para prefeita de Chapada dos Guimarães (MT), Judite Botafogo para prefeitura de Lagoa do Carro (PE) e Almira Garms para a prefeitura de Paraguaçu Paulista. Nós vemos o resultado e colhemos ótimos frutos”, destacou Luciana Loureiro.

Na ocasião, a assessora Luciana Loureiro entregou o Relatório de Gestão do período em que o Secretariado esteve sob a liderança da ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, ressaltando seu empenho para o fortalecimento e valorização da parceria com a KAS Brasil.

Ampliação de projetos

Maximilian Hedrich mencionou que a KAS está passando por algumas reestruturações, mas destacou que a Fundação deverá investir em mais projetos que fomentem a presença feminina nos espaços de poder e a renovação política através da juventude como ferramenta de desenvolvimento do país.

A reunião contou com a participação do secretário-geral da Executiva, deputado federal Paulo Abi-Ackel (MG), que destacou o protagonismo do PSDB no cenário político do país.

“Nós temos uma expectativa muito interessantes no país. Temos pesquisas que indicam que o eleitorado brasileiro já está cansado dessa polarização direita e esquerda. 57% do eleitorado gostaria de uma força de centro. E o PSDB ainda é considerado por todos como luz de centro. É natural que exista uma boa lembrança do equilíbrio da época do governo do Fernando Henrique Cardoso, inclusive tivemos diversos avanços nas políticas sociais, uma política liberal muito forte, com a privatizações importantes, como da telefonia. Tivemos êxito também nos programas de transferência de renda, que foram apenas rebatizados pelo governo do PT. Mas, fomos nós do PSDB que criamos e alcançamos sucesso”, lembrou o deputado tucano.  

Paulo Abi-ackel demonstrou interesse em ampliar a parceria com a fundação para ofertar capacitação política para outras lideranças tucanas, além das mulheres. Também sugeriu ao diretor da KAS que políticos alemães façam um intercâmbio nos parlamentos e executivos no Brasil e em outros países vizinhos, aprofundando assim o conhecimento sobre a política na América Latina.

O encontro serviu também para os representantes das instituições trocarem impressões e análises sobre o atual cenário político brasileiro, relações internacionais e os desafios do PSDB para estas próximas eleições municipais.

O novo diretor da KAS vê com preocupação o posicionamento do Brasil em relação a guerra da Rússia x Ucrânia e contou como essa “passada de pano” para a Rússia mudou os ânimos dos alemães quanto ao governo Lula. Ele mencionou também a importância de ampliar o debate sobre a insegurança alimentar, meio ambiente e sustentabilidade.

Sobre o novo diretor da KAS Brasil

Maximilian Hedrich trabalha na KAS desde 2012 e já ocupou diversos cargos no departamento de cooperação internacional, não somente em Berlim, mas também como representante residente tanto na Venezuela, como na Bolívia. Agora, ele inicia um novo desafio como diretor e representante da KAS no Brasil.