Com paridade de gênero no diretório, PSDB do Rio Grande do Sul elege Paula Mascarenhas como presidente estadual

O PSDB do Rio Grande do Sul elegeu neste domingo (29), em convenção na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, como nova presidente estadual. Essa será a primeira vez na história do partido que o diretório terá paridade de gênero na composição. Dos 105 membros, 53% são mulheres e 47%, homens.

O evento contou com a presença da presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, Yeda Crusius, da presidente de Honra do PSDB-Mulher Nacional, Solange Jurema, e da presidente de Honra do PSDB-Mulher RS, Angela Sarquiz, além de lideranças do estado, como o governador e presidente nacional do PSDB, Eduardo Leite.

Paula será a quarta mulher a presidir o PSDB no estado, depois de Ecléa Fernandes, a ex-governadora Yeda Crusius e a ex-deputada estadual Zilá Breitenbach.

“Vivi hoje um dia de emoções fortes e de muita gratidão. Recebi a confiança unânime dos meus companheiros e companheiras do PSDB para presidir o partido no estado pelos próximos dois anos. Acredito muito no nosso partido, que está se reencontrando com sua essência democrática, com os fundamentos que o criaram e com seus princípios fundamentais. Vamos em frente, para unir e fortalecer o PSDB”, afirmou Paula.

Na convenção, o PSDB-RS elegeu também os presidentes dos segmentos partidários: Juventude, João Gabriel; Agro, Leonardo Martins; Tucanafro, Ilson Jeronimo Rodrigues da Silva; Evangélico, Jonas Lima; Sindical, Gelson Santana; Inclusão, Clairton Pivotto; Emprego e Empreendedorismo, deputado estadual Kaká D’Ávila; e Diversidade, Daniel Morethson.

Deputada Nadine Anflor é eleita presidente do PSDB-Mulher RS

No mesmo dia, a deputada estadual Nadine Anflor foi escolhida para presidir o PSDB-Mulher do Rio Grande do Sul, substituindo a atual presidente Zilá Breitenbach. A vice-presidente será a vereadora de Caxias do Sul Marisol Santos.

“Escolhi fazer política para ajudar a construir um Brasil e mundo melhor para essa e as próximas gerações. Sem romantismos, sabendo que há desafios e que isso exige esforço em criar pontes e lidar com diferentes perspectivas e visões, mas que, ainda assim, é muito possível”, disse a deputada.

“Esta é a minha missão desde o dia 1 do mandato como deputada estadual e, a partir de agora, também como presidente do PSDB-Mulher do Rio Grande do Sul. Que orgulho e que responsabilidade! Assumo a nova missão certa de que tenho um bonito caminho a trilhar ao lado de grandes mulheres. Vamos em frente”, completou a parlamentar.

Prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras, presidentes municipais do PSDB-Mulher e filiadas prestigiaram o encontro. Em seu discurso de despedida do cargo de presidente estadual, Zilá Breitenbach enfatizou sua trajetória e realizações no PSDB, destacando seu papel como prefeita de Três Passos, primeira deputada estadual eleita pelo partido no Rio Grande do Sul, e presidente do PSDB-RS e do PSDB-Mulher RS. Ela desejou sucesso à nova presidente do Secretariado Estadual, e reafirmou seu compromisso com a participação feminina na política.

Eleita vice-presidente do PSDB-Mulher no estado, a vereadora Marisol Santos destacou que o domingo foi uma dia de muita alegria e reencontros. “Com muito orgulho fui eleita vice-presidente do PSDB-Mulher RS, que será conduzido pela amiga e deputada estadual Delegada Nadine. Também elegemos Paula Mascarenhas como nossa presidente estadual, em um diretório histórico majoritariamente feminino, composto por 53 mulheres, inclusive eu, e 52 homens. Fico muito feliz em estar ao lado de tantas pessoas que compartilham os mesmos ideais, da política feita de forma justa, humana e pensando sempre em melhorar a vida das pessoas.”, completou a tucana.