25 anos do PSDB-Mulher são celebrados com avanço em meta de 50/50

O PSDB-Mulher comemora 25 anos cumprindo uma de suas principais metas: ampliar a participação das mulheres na política, até atingir a paridade de gêneros — refletindo a proporcionalidade do eleitorado brasileiro. O partido que, em 2006, elegeu a primeira e única governadora mulher do Rio Grande do Sul, agora quer avançar ainda mais. Sob o comando nacional de Eduardo Leite, a convenção do PSDB no estado gaúcho, no dia 29 de outubro, conduz ao cargo de presidente do partido no Rio Grande do Sul a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas.

Para presidir o PSDB-Mulher no estado, a deputada Nadine Anflor foi a escolhida. Além disso, no início de outubro, a diretora-adjunta do Departamento Estadual de Diversidade Sexual da Secretaria de Justiça Cidadania e Direitos Humanos, Gloria Crystal, foi eleita presidente do PSDB-Mulher de Porto Alegre. É a primeira vez que uma mulher trans e negra vai ocupar o cargo na capital gaúcha.

Para a presidente nacional do PSDB-Mulher e ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, esse é um passo fundamental para que a democracia plena seja conquistada. “Ruth Cardoso já dizia que só alcançaremos a democracia plena quando chegarmos aos 50/50. É metade, metade. E orgulhosamente posso dizer hoje que estamos trilhando esse caminho com sucesso”, reforça.

Para Yeda, buscar e atingir os 50/50 é meta e prioridade. “Nós mulheres mostramos que somos protagonistas. Estamos prontas para traçar novas estratégias para aumentar a representatividade já nas próximas eleições municipais”, destaca. Após centenas de mulheres terem sido ouvidas nos encontros partidários, o governador gaúcho e presidente nacional da sigla, Eduardo Leite, provocou que os diretórios do partido em todo país lancem chapas paritárias nas eleições de 2024.

Documentário apresenta avanços e lutas das pautas femininas na política brasileira

E é com esse clima, para promover uma reflexão sobre o papel das mulheres na política, destacando quem construiu a história e olhando para o futuro, que Porto Alegre recebe no dia 28 de outubro, no Hotel Plaza São Rafael, o lançamento do documentário “PSDB-Mulher: 25 anos construindo o Brasil que queremos”. Mais do que um panorama histórico, o filme faz uma análise do atual momento político e do impacto da participação feminina nesse cenário, propondo a busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

Com o depoimento de Yeda Crusius, presidente nacional do PSDB-Mulher e ex-governadora do Rio Grande do Sul, e participações especiais de Solange Jurema, primeira ministra da Mulher do país e presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB entre 2013 e 2017, Thelma de Oliveira, que foi prefeita de Chapada dos Guimarães (MT) e presidente do PSDB-Mulher entre 2007 e 2013, Cinthia Ribeiro, prefeita de Palmas (TO), única prefeita mulher de uma capital eleita em 2020 no Brasil, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que venceu a eleição em 2022 em uma chapa 100% feminina, a narrativa apresenta as dificuldades e desafios de fazer política hoje no Brasil, mas também aborda as conquistas e as esperanças para o que virá.

O curta-metragem conta a evolução do papel das mulheres na política, tendo como um de seus momentos emblemáticos a fundação do PSDB-Mulher na década de 1990. “Pretendíamos, na verdade, fazer com que o Brasil fosse um país mais justo, menos desigual, mais democrático, mais desenvolvido. E para isso, a agenda do mundo já se preparava para dizer: ‘enquanto não tiver mulher numa proporção melhor na política, essa democracia não chega’”, explica Yeda Crusius.

Ao homenagear figuras históricas e fundamentais como André Franco Montoro, Lucy Montoro e a antropóloga e ex-primeira-dama do Brasil, Ruth Cardoso — uma das fundadoras do PSDB-Mulher, o filme traz uma declaração atemporal de resiliência, força e determinação de mulheres que lutaram e ainda lutam por uma democracia plena, em que se supõe igualdade. Primeira e até hoje única governadora mulher do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius enfatiza a necessidade contínua desse movimento: “Basta olhar ao nosso redor e perguntar: por que apenas duas em vinte? Por que apenas dez em cem?”, finaliza.

Serviço:
O que: Lançamento em Porto Alegre do Documentário “PSDB-Mulher: 25 anos construindo o Brasil que queremos”
Quando: dia 28 de outubro, às 18h
Onde: Salão de Eventos – Hotel Plaza São Rafael – Rua Alberto Bins, 514, Centro – Porto Alegre, Rio Grande do Sul.