PSDB-Mulher de Porto Alegre elege Gloria Crystal, mulher trans e negra, como presidente municipal

O PSDB-Mulher de Porto Alegre (RS) fez história neste sábado (30) ao eleger Gloria Crystal como presidente do Secretariado Municipal da Mulher. Será a primeira vez que uma mulher trans e negra vai ocupar o cargo na capital gaúcha. Eleita pela chapa Renovação Tucana, com 95 votos contra 64, Gloria ingressou no PSDB em 2017, e é a atual diretora-adjunta do Departamento Estadual de Diversidade Sexual da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

“O PSDB é um partido para todas as pessoas”, destacou a tucana. “A gente está falando de uma luta histórica do gênero, de mulheres guerreiras que fazem a diferença. Quando fiz a minha transição, eu me inspirei em mulheres trabalhadoras, mulheres donas de casa, mulheres que estão na política. A mulher pode estar em todos os lugares que ela quiser”, afirmou Gloria.

“Me sinto honrada. Fui acolhida dentro de um partido que eu escolhi, e essas mulheres me escolheram para estar junto com elas. Parabéns a nós, mulheres do PSDB. A luta continua”, completou ela.

A assessora executiva do PSDB-Mulher Nacional e presidente de Honra do PSDB-Mulher do RS, Angela Sarquiz, comemorou a eleição de Gloria Crystal para o cargo.

“É uma alegria, pela primeira vez na história do nosso PSDB-Mulher no Rio Grande do Sul, termos no Secretariado Municipal de Porto Alegre uma presidente mulher trans, nossa Gloria Crystal”, disse.

A convenção municipal também contou com a presença da presidente do PSDB-Mulher RS, Zilá Breitenbach; e da ex-presidente do PSDB-Mulher de Porto Alegre, Fabiana Lafortuna.