Acompanhe

Roda de conversa tucana reúne representantes de 27 municípios de MS em Campo Grande

Com participação de lideranças regionais, a Roda de Conversa promovida pelo PSDB-Mulher Nacional, na última sexta-feira (7/7), em Campo Grande (MS), reuniu representantes de 27 municípios de Mato Grosso do Sul, na construção de estratégias para aumentar a participação das mulheres na política e instâncias de poder. O encontro é realizado sempre às vésperas do Diálogos Tucanos, onde as lideranças e militância são ouvidas, ideias debatidas e informações regionais coletadas.

A representante do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB e ex-deputada estadual (PB), Iraê Lucena, agradeceu a presença de todos os participantes e destacou que um dos objetivos dos encontros é promover um maior protagonismo das mulheres dentro do partido e nas próximas eleições. Na ocasião, ela informou sobre o anúncio realizado pelo presidente do PSDB de Goiás, o ex-governador Marconi Perillo, de que já foi definido que a chapa para as eleições municipais de 2024 em Goiânia irá respeitar a paridade de gênero.

“O presidente do PSDB, Eduardo Leite ao saber do compromisso firmado, lançou o desafio para todos os municípios do estado e se comprometeu a compor um grupo de estudo para ampliar a participação das mulheres nas direções municipais, estaduais e nacional do partido de 30% para 50%. Essa é uma luta antiga do nosso movimento e de organizações internacionais, como a ONU, por exemplo. Repito: sem mulheres nas instâncias de poder, não há democracia”, pontuou a tucana, que lançou o desafio para o presidente do PSDB de MS, o ex-governador Reinaldo Azambuja.

A presidente de honra do PSDB-Mulher de MS, Marisa Serrano, falou em seguida e também defendeu o protagonismo das mulheres. A ex-senadora e ex-presidente do PSDB-Mulher Nacional destacou as bandeiras defendidas por ela durante sua atuação política como questões de gênero, educação e segurança pública. “Sempre trabalhei para que a mulher fosse respeitada e seus direitos cumpridos. Estou convencida de que a educação tem papel central na conquista feminina de novas oportunidades no universo político e por isso continuo lutando para que as mulheres encontrem espaços cada vez maiores na política”, ressaltou.

Maior participação das mulheres na política

O presidente regional do partido, Reinaldo Azambuja, reforçou a importância da participação das mulheres e informou que vai ajudar na construção das candidaturas ‘daqui até 2026’. “Queremos aumentar a representatividade feminina na vida política e nos espaços de poder. As mulheres têm mais sensibilidade e devem estar conosco na construção de uma sociedade mais justa. Hoje temos 45 vereadoras, três prefeitas e duas vices, mas ainda é pouco. Queremos aumentar nossa base na majoritária e nas proporcionais. E para isso, vou ajudar pessoalmente na construção desse projeto, daqui até 2026 para estruturar um novo PSDB, com maior participação feminina”, disse.

O governador do MS, Eduardo Riedel, também defendeu a força das mulheres como fator indispensável para a construção de uma sociedade mais igualitária. “Dar voz às mulheres é ampliar os horizontes políticos através de uma visão diferente de várias áreas da sociedade. É equilibrar a representatividade que hoje tem a mulher atuante em todos os setores. É reconhecer a luta das mulheres que nos antecederam e consolidar suas conquistas, como foi a legalização do voto feminino. Mato Grosso do Sul é um Estado predominantemente feminino, e o fortalecimento de políticas públicas para as mulheres é uma das nossas prioridades nos próximos anos. Vamos trabalhar para estruturar ainda mais os mecanismos inclusão, qualificação e empoderamento”, afirmou.

De acordo com a presidente do PSDB-Mulher de MS, deputada estadual Mara Caseiro, a participação das mulheres foi muito importante, principalmente na apresentação de sugestões de pautas de políticas públicas. “Sabemos das possibilidades e dificuldades. Mas hoje temos aqui representantes de 26 municípios, mais a Capital. A presença do nosso presidente Reinaldo Azambuja e do Governador Eduardo Riedel, junto com as esposas, Fátima Azambuja e Mônica Riedel. Fizemos o chamamento e recebemos adesão. Quero agradecer a todas as participantes pela contribuição e dizer que nosso evento foi um sucesso devido ao empenho de cada uma de vocês. Vamos seguir trabalhando para construirmos um Brasil cada vez melhor”.

Participaram ainda da roda de conversa a deputada estadual Lia Nogueira; a ex-deputada federal Bia Cavassa; o deputado federal Geraldo Rezende; a prefeita de Narivaí, Rhaiza Matos, a vice-prefeita de Mundo Novo, Rosária Andrade, a vereadora de Ponta Porã, Anne Spínola, a vereadora de Amambaí, Janete Córdoba. Também marcaram presença neste dia tão importante, as assessoras executiva e jurídica, Angela Sarquiz e Luciana Loureiro, respectivamente; e a indígena simpatizante do PSDB, Silvana Terena.

Acesse aqui as imagens do evento. 

Com informações da tucana e jornalista Diana Gaúna