Acompanhe

Neuzinha de Oliveira apresenta frutos de propostas dos seus mandatos para tucanas

As assessoras executiva e jurídica do PSDB-Mulher Nacional, Angela Sarquiz e Luciana Loureiro, respectivamente, estão em Vitória (ES) e aproveitaram para conhecer os frutos das ações da ex-vereadora Neuzinha de Oliveira durante os seus cinco mandatos no Legislativo da cidade e à frente da Secretaria de Direitos Humanos, Cidadania e Trabalho do município.

Neuzinha apresentou as tucanas ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) da comunidade do Morro Jaburu. A instalação de creche e educação infantil em tempo integral sempre foi uma de suas bandeiras. O Cmei de tempo integral recebe bebês a partir de 6 meses e crianças de 2 a 6 anos. Além de seis alimentações diárias, uniformes e materiais escolares fornecidos pela prefeitura, as crianças também têm atendimento odontológico e oftalmológico. Tudo gratuito, inclusive os óculos, caso a criança necessite.

A presidente de honra do PSDB-Mulher do Rio Grande do Sul e a vice-presidente do PSDB-Mulher DF  visitaram também as obras da escola Paulo Roberto Vieira Gomes, na qual Neuzinha estudou. Graças aos esforços dela, a instituição de ensino, localizada em São Benedito, foi municipalizada, possibilitando assim a demolição do prédio antigo para construir um espaço amplo e revitalizado para os jovens da comunidade estudarem.

“O prefeito me deu a honra deu dar a ordem de serviço e vamos inaugurar, se Deus quiser uma escola importante. É um marco histórico! Hoje para você ser gari, ser da limpeza, tem que ter o mínimo de escolaridade. Vamos aulas de dia, EJA à noite, numa escola com elevador panorâmico. Nós estamos muito felizes”, disse.

Neuzinha também apresentou o Núcleo de Integração Social para Pessoas Idosas (NISPI), outro fruto de projeto apresentado durante seu mandato. A ex-vereadora fez parte do Conselho Municipal do Idoso da capital capixaba. Atualmente, existem 9 núcleos e 78 grupos de idosos em Vitória.

Outra visita importante foi à Associação Das Paneleiras De Goiabeiras, um ícone da cultura capixaba, as panelas de barro foram as primeiras a serem registradas como Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2002. Em 2013, o Secretariado Nacional da Mulher/PSDB premiou com a Medalha Ruth Cardoso a cooperativa das artesãs por beneficiar 118 famílias, que produziam e comercializavam suas peças independentemente. Além do aspecto econômico, a associação também oferece oficinas e cursos profissionalizantes que dão continuidade à tradição capixaba. Lá, as tucanas se encontraram com a dona Berenice, que à época do prêmio era presidente da associação.

As tucanas visitaram também outro local histórico: o Convento da Penha, o mais antigo do Brasil.

A agenda do dia finalizou na cerimônia de entrega de escrituras do bairro Santa Marta ao lado de Neuzinha, do prefeito do município, Lorenzo Pazolini, e do Secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), Luciano Forrechi.

As assessoras tucanas estão na capital capixaba para uma reunião com as mulheres do estado e para o encontro nacional Diálogos Tucanos pelo Brasil que acontecerão nesta sexta (23/6) e sábado (24/6).