Notícias

TSE lança a cartilha “Expressões racistas: por que evitá-las”

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral lançou, durante o Encontro Democracia e Consciência Antirracista, que aconteceu no último mês, a cartilha Expressões racistas: por que evitá-las. A publicação traz termos considerados ofensivos às pessoas negras e explica, de modo didático, o motivo para serem banidos do vocabulário das brasileiras e brasileiros.

Nela, são listadas 40 palavras e expressões consideradas politicamente incorretas porque remetem ao racismo. É o caso dos exemplos “denegrir”, “esclarecer”, “inveja branca”, “ovelha negra”, entre outros.

O lançamento da publicação, que já está disponível na biblioteca digital do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contou com a presença do ministro Benedito Gonçalves, corregedor-geral eleitoral e coordenador da Comissão de Promoção de Igualdade Racial da Corte, e da mestra em direito político, Sabrina de Paula Braga, que integra a comissão. Foram distribuídas cartilhas aos presentes no evento.

Na oportunidade, Sabrina fez uma reflexão sobre o Dia da Consciência Negra, que foi comemorado em 20 de novembro, e os deveres do Estado em lutar pela igualdade racial no Brasil. Ela falou sobre meritocracia e destacou a importância da perseverança das pessoas pretas na tentativa de alcançar lugares majoritariamente ocupados por indivíduos brancos.

Sabrina relembrou o trabalho da Justiça Eleitoral nas Eleições Gerais de 2022 com a Resolução 23659/2021, que combate a violência política contra pessoas pretas e garante a dignidade e cidadania a candidatas e candidatos negros.

“A política não acontece somente nos parlamentos, na sede de governo, a política começa com o povo, com o voto de cada eleitor”, disse.

Em seguida, Sabrina ressaltou o dever da Justiça Eleitoral de capacitar magistrados, servidores e colaboradores, propiciando ferramentas de adequação da linguagem para que não haja a ofensa a nenhum grupo de pessoas e se amplie a inclusão. Por conta do racismo estrutural, segundo ela, expressões racistas foram normalizadas pela sociedade, o que é muito ruim.

*Com informações do portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)