Notícias

Dezembro Verde: Prefeitura de Juazeiro promove feira de adoção de animais em apoio à campanha de conscientização contra o abandono

Foto: Pedro Ângelo/PMJ

A manhã deste domingo (11/12) foi repleta de latidos, miados, alegria e gestos de amor. Juazeirenses foram até a Feira de Adoção Responsável de Animais promovida pela Prefeitura Municipal de Juazeiro (BA), comandada por Suzana Ramos (PSDB), através da Secretaria de Saúde, para incluir mais um membro na família, dessa vez de quatro patas.

A feira foi realizada em parceria com o colegiado do curso de Veterinária da Faculdade UniBRAS, que cedeu o espaço para que os gatos e cachorros tivessem a oportunidade de encontrar um novo lar. A ação foi em alusão à Campanha Dezembro Verde dedicada à conscientização contra o abandono de animais.

Segundo a médica veterinária e responsável pelo Canil/Gatil de Juazeiro, Graziella Vasconcelos, o Brasil é recordista quando se trata de abandono de animais. Durante os meses de dezembro e janeiro aumentam os casos, por causa das viagens de férias, quando muitas pessoas deixam os animais desamparados, porque não têm onde deixá-los.

Doação responsável

A médica veterinária explicou que todos os bichinhos disponíveis para adoção passaram por exames, foram castrados, vacinados e vermifugados. O candidato a tutor passa por uma avaliação.

“Nós fazemos uma entrevista prévia para ver se a pessoa realmente tem condições de adotar. Também fazemos visitas para acompanhar o processo de adaptação e ver as condições do animal. Queremos ter certeza de que o tutor entende as responsabilidades de criar um animal”, pontou Graziella Vasconcelos.

A estudante Carla Gabriele Santos de Souza, conhece bem o tamanho da responsabilidade de cuidar de um bichinho e por isso saiu feliz com o seu novo pet, a cadelinha Amora.

“Foi amor à primeira vista. Logo que cheguei, ela já veio até mim toda alegre e carinhosa. É uma alegria ter um animal em casa, é muita responsabilidade, mas é muito bom”, comentou.

*Do portal da Prefeitura de Juazeiro