Notícias

COP 27: Cinthia Ribeiro reitera compromisso de Palmas com a redução da emissão do efeito estufa

Em Sharm El Sheik, no Egito, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB-TO), defendeu, durante a 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP27), as ações voltadas para financiamento climático que podem ajudar na redução da emissão do efeito estufa, transições para o setor de energia, transporte e infraestrutura. Também debateu soluções de financiamento climático em comunidades.

A prefeita conta que Palmas foi a única capital da região Norte do país que cumpriu 100%  das cinco etapas do programa do ICLEI para energias renováveis. A iniciativa do projeto é de apoio a cidades e regiões na implementação eficaz da ação climática local, a partir do desenvolvimento de um roteiro para atingir 100% de energia renovável no território.

“Representar a capital mais jovem do país em um evento dessa magnitude é um compromisso de muita responsabilidade, com a nossa cidade e meio ambiente”, afirmou a tucana nas redes sociais.

A conferência reúne autoridades internacionais que discutirão aspectos contidos no relatório divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) sobretudo os efeitos no planeta, divulgado em fevereiro.

“O secretário de Assuntos Fundiários, Fábio Chaves, apresentou, no stand da EuroClima, o projeto Palmas Recicla. Iniciativa que visa estruturação integral da coleta seletiva. O Palmas Recicla foi selecionado entre os projetos de nove capitais da região Amazônica para participar de uma mentoria internacional”, afirmou a prefeita nas redes sociais.

Participação

A tucana ressaltou a participação da equipe de Palmas em um espaço destinado a debater com autoridades brasileiras e estrangeiras soluções comuns para problemas que afligem o mundo. “Estivemos no Hub Amazônia, espaço do Consórcio Interestadual Amazônia Legal na COP27, onde encontramos autoridades do Brasil e do mundo em agendas institucionais”, disse.

Orgulhosa, a prefeita destacou a relevância de Palmas no contexto geral. “Palmas já se destaca como a cidade com maior potencial de desenvolvimento, na região norte do Brasil, no que se refere a inteligência, conexão e sustentabilidade. Nosso objetivo é continuar fortalecendo esses indicadores para que nossa cidade se torne inteiramente inteligente, promovendo qualidade de vida e praticidade para a população palmense.”

Cinthia Ribeiro destacou a participação da sua equipe em todos os debates. “Nossa equipe participará de painéis, reuniões bilaterais e sessões climáticas com o intuito de compartilhar e agregar conhecimento para que Palmas avance como cidade inteligente e sustentável.”

Agenda

Nesta terça-feira (15/11), a prefeita Cinthia Ribeiro apresentou o Recicla Palmas, um programa de sucesso desenvolvido pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA). Na quarta-feira (16/11), a comitiva de Palmas estará com o governo do Egito para apresentação de dois projetos para usina solar. Na quinta-feira (17/11), a prefeita tucana irá representar toda a Amazônia Legal em conferência.

Significado

A COP27 é realizada em um momento de pressão de organizações não-governamentais pois muitos países estão longe do nível de ambição necessário para alcançar as metas do Acordo de Paris, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Na COP 26, houve uma decisão coletiva definindo que todos os governantes deveriam apresentar planos mais eficientes  anualmente, a partir de 2022. Os representantes dos governos concordaram com a necessidade de fornecer mais apoio aos países em desenvolvimento e pediram que o financiamento da adaptação fosse dobrado.

De acordo com especialistas, alguns aspectos avançam de forma positiva, como as propostas para redução de emissões, adaptação aos impactos das mudanças climáticas e financiamento climático, com foco no financiamento para adaptação.

*Com informações das redes sociais da prefeita e da COP27.