Notícias

Escola Judiciária Eleitoral do TSE promove evento sobre participação da mulher na política

Foto: Reprodução/TV Câmara

A participação de grupos minoritários no processo político e democrático no Brasil, em especial das mulheres negras, indígenas e da população LGBTQIA+, será tema do encontro “Diálogos Democráticos: Mulheres e Formação Política”. O evento, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), ocorre na próxima terça-feira (8), no Auditório II do TSE, a partir das 15h.

A mesa de abertura contará com a participação do diretor da EJE/TSE, ministro Carlos Horbach, da vice-diretora da Escola, ministra Maria Claudia Bucchianeri, da oficial para a participação política do Instituto Raça e Igualdade, Mariah Rafaela Silva, do diretor geral da Fundação Friedrich Ebert no Brasil, Cristoph Heuser, e da advogada especialista em direitos humanos Clara Pacce Pinto Serva.

Logo depois, o painel sobre participação da mulher na política contará com um debate entre a administradora do Pano Piloto de Brasília (DF), Ilka Theodoro, o coordenador substituto da Comissão de Igualdade Racial do TSE, Fábio Esteves, e a representante da Articulação Brasileira de Lésbicas, Érica Capinam. A ministra Maria Claudia Bucchianeri também participará da mesa.

Ao fim do encontro, haverá a entrega de certificados às participantes do curso de formação política oferecido pela Escola de Formação Política Kátia Tapety (EKT).

Kátia Tapety

Kátia Tapety foi a primeira mulher trans negra a ser eleita vereadora no Brasil e na América Latina, em 1992, em Colônia do Piauí, cargo que ocupou por três mandatos. Ela também presidiu a Câmara Municipal no biênio 2001-2002 e foi eleita vice-prefeita em 2004.

A Escola de Formação Política Kátia Tapety (EKT) oferece cursos prático-pedagógicos com atividades em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e atua para ampliar e fortalecer a democracia no Brasil. As alunas da escola são membros da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), da Articulação Brasileira de Lésbicas (ABL), da Rede Nacional de Negras e Negros LGBT (Rede Afro) e do Instituto Internacional sobre Raça, Igualdade e Direitos Humanos.

Inscrições

Promovido em parceria com o Instituto Internacional sobre Raça, Igualdade e Direitos Humanos, a Fundação Friedrich Ebert (FES) no Brasil e a Escola de Formação Política Kátia Tapety (EKT), o evento é aberto ao público e conta com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de novembro no Portal do TSE.

*Do portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)