Notícias

Anna Carolina solicita que “guardiões” sejam adicionados em dispositivo que atende mulheres em situação de emergência

Foto: Davi Spuldaro

Nesta semana, a tentativa de feminicídio contra uma gestante, que resultou na morte de seu bebê, deixou Itajaí (SC) em choque. Após a ocorrência, a vereadora Anna Carolina Martins (PSDB) foi até o Centro de Operações Integradas (COI) para verificar como estava funcionando o dispositivo “Mulher Segura”, uma espécie de botão do pânico, acionado por mulheres com medidas protetivas em Itajaí, quando estão em situação de perigo.

O alerta cai diretamente no COI, que aciona uma viatura até o local. A iniciativa foi uma sugestão da parlamentar, atendida pelo município. Agora, Anna Carolina sugeriu uma nova atualização no dispositivo, permitindo que seja adicionado um “guardião”, uma pessoa da confiança da vítima, para que receba o alerta simultaneamente e colabore no auxílio à vítima.

“É mais uma tentativa para dar mais segurança a essas mulheres, buscando evitar que algo mais grave ocorra com elas. O Mulher Segura pode agilizar o atendimento das vítimas, já que quando o alerta cai na Secretaria de Segurança, imediatamente é encaminhada a viatura mais próxima para o local. Um clique pode salvar uma vida”, ressaltou Anna Carolina.

Apesar de já está funcionando desde o mês de agosto, o “Mulher Segura” ainda precisa ser mais divulgado, já que a adesão das mulheres ainda é baixa. Somente este ano, mais de 400 solicitações de medidas protetivas foram expedidas pela Justiça em Itajaí. Porém, até o momento, menos de dez mulheres se cadastraram no aplicativo.

📲 Como se cadastrar:

Basta baixar o aplicativo Conecta.í disponível gratuitamente para Android e IOS. Na página inicial do aplicativo, a mulher deve clicar no ícone “Alerta Mulher” e se cadastrar, diretamente na base de dados do Governo Federal. A partir daí, poderá acionar sempre a GM em situação de emergência, clicando pelo celular no ícone de alerta.

Lembrando que somente mulheres com medidas protetivas podem se cadastrar.

*Da assessoria de imprensa da vereadora Anna Carolina Martins.