Notas OficiaisNotícias

PSDB-Mulher se solidariza com candidata e coordenadoras de Justiça de SP após ameaças e violência política

O Secretariado Nacional da Mulher/PSDB divulgou nota, nesta terça-feira (20/9), em solidariedade à candidata a deputada federal Claudia Carletto (PSDB-SP) e as coordenadoras de Justiça do Estado de São Paulo Valéria Nagy e Edna Martins, vítimas de ameaças e ofensas de teor anti-LGBTQIAP+ nos últimos dias. A candidata tucana recebeu cinco e-mails anônimos com xingamentos e intimidação.

O texto afirma que “estão programadas três ações estratégicas”, que seriam “bombas de efeito moral e de grande impacto” em três locais: a sede do PSDB no Jardim Paulista, o comitê de campanha da candidata e a Secretaria de Justiça de São Paulo.

Segundo o autor, a ação não seria realizada se a tucana desistisse da candidatura e, além disso, as duas funcionárias públicas fossem exoneradas dos cargos. Ligadas a áreas de inclusão na Secretaria de Justiça, Valéria Nagy é coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual, enquanto Edna Martins, que também é presidente do PSDB-Mulher de SP, coordena as Políticas para a Mulher.

Claudia Carletto registrou boletim de ocorrência sobre as ameaças. Ela esteve na sede da Polícia Civil e prestou depoimento na segunda-feira (19/9). O Departamento de Operações Especiais (Dope) instaurou um inquérito para apurar as denúncias. A tucana também protocolou uma manifestação no Ministério Público Federal, que já foi acolhida e será enviada à Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo.

Confira a nota do PSDB-Mulher na íntegra:

O Secretariado Nacional da Mulher/PSDB apoia e se solidariza com a candidata a deputada federal Claudia Carletto e com as coordenadoras de Justiça do Estado de São Paulo, Valéria Nagy e Edna Martins. Repudiamos com veemência as ameaças sofridas no dia 18 de setembro de 2022. Foram cinco e-mails enviados com ameaça de morte contra a tucana e ataque na Secretaria de Estado da Justiça de São Paulo, na sede da Fundação Casa, no comitê de campanha da candidata e na sede do diretório do PSDB do Jardim Paulista.

A mensagem condiciona os ataques à manutenção da candidatura de Claudia e à permanência de Edna Martins e Valéria Nagy em seus cargos. Ameaças caracterizadas como violência política de gênero (Lei nº 14.192/2021).

Diante da gravidade das ameaças, faz-se necessário que sejam tomadas as medidas legais cabíveis o mais rápido possível. Esperamos que as autoridades competentes, a partir da denúncia e do registro de boletim de ocorrência, identifiquem o quanto antes o autor e o punam pelos ataques.

Infelizmente, vemos a violência política contra as mulheres em sua face mais perversa durante o período eleitoral, quando temos a chance efetiva de eleger as nossas representantes para os espaços de poder. Não seremos silenciadas! Nossa luta continua e juntas somos mais fortes!

Estamos à disposição para o que precisarem.

Secretariado Nacional da Mulher/PSDB