Notícias

Conheça as Bandeiras Eleitorais 2022: Inovação, Ciência e Tecnologia

Fruto do trabalho da Força-tarefa “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”, que percorreu sete estados mais o Distrito Federal entre março e julho de 2022, mobilizando e capacitando pré-candidatas da Federação PSDB-Cidadania para as eleições deste ano, as Bandeiras Eleitorais 2022 – Agenda política das mulheres tucanas para uma sociedade brasileira mais justa, humana e sustentável visam atender aos anseios do que a nossa população quer para o Brasil.

Elaboradas com base em 467 questionários respondidos, 83 entrevistas com lideranças, 8 painéis de debate e uma consulta pública na internet, elas reúnem propostas em sete eixos principais, que refletem as prioridades dos brasileiros para a construção de um país melhor.

Confira as Bandeiras Eleitorais 2022 na íntegra.

Entre elas estão a Inovação, Ciência e Tecnologia: a Serviço de Todos os Cidadãos. Isso porque é cada vez mais evidente que as novas tecnologias vieram para ficar, e devem ser colocadas a serviço do bem-estar das pessoas e do desenvolvimento, por meio de políticas públicas que promovam mais conectividade e acesso à era digital.

Foi graças ao avanço da ciência, por exemplo, que foi possível desenvolver em tempo recorde as vacinas contra a Covid-19, salvando milhões de vidas ao redor do mundo. Também graças à tecnologia, pode-se monitorar em tempo real a situação de desmatamento da Amazônia.

Sem o devido acesso à tecnologia, pode-se observar o agravamento das desigualdades sociais e de oportunidades. Em termos de acesso à educação, por exemplo, segundo dados da Unicef, no Brasil quatro milhões de estudantes matriculados tiveram dificuldades de acesso à internet durante a pandemia, o que contribuiu para o aumento da evasão escolar em 5% para alunos do Ensino Fundamental e 10% para alunos do Ensino Médio.

Entendendo ser fundamental e urgente investir para mudar essa realidade, as mulheres tucanas elencaram as seguintes prioridades para o setor:

  • Acesso e uso das novas tecnologias como instrumento de inclusão, de melhoria de qualidade de vida, de redução da violência e das desigualdades.
  • Mulheres conectadas: acesso da mulher à era digital.
  • Sociedade 5.0: o foco do desenvolvimento de soluções tecnológicas são o bem-estar humano, a qualidade de vida e a resolução de problemas sociais, sem agredir o meio ambiente, construindo modos de vida mais inteligentes, eficientes e sustentáveis.
  • Inclusão digital: igual acesso para todos aos benefícios da tecnologia.
  • Governo digital: serviços públicos acessíveis pela internet.
  • Redes de monitoramento e segurança para a proteção de mulheres vítimas de violência.
  • Valorização dos institutos de pesquisa e universidades públicas.