
Elaboradas com base em 467 questionários respondidos, 83 entrevistas com lideranças, 8 painéis de debate e uma consulta pública na internet, as Bandeiras Eleitorais 2022 – Agenda política das mulheres tucanas para uma sociedade brasileira mais justa, humana e sustentável visam atender aos anseios do que a nossa população quer para o Brasil.
Confira as Bandeiras Eleitorais 2022 na íntegra.
Dentre os sete eixos principais, talvez o mais importante deles, e a maior preocupação dos brasileiros no momento, seja a saúde.
Com a pandemia da Covid-19 fechando fronteiras ao redor do mundo e o necessário isolamento social que se seguiu, aumentou exponencialmente a demanda da população por políticas públicas de saúde que contemplem a todos, uma vez que o vírus age de forma indiscriminada, independentemente de idade, sexo, condição econômica ou social.
Nesse sentido, se destaca a atuação de lideranças do PSDB como José Serra e João Doria. O primeiro, enquanto ministro da Saúde, conduziu uma política de quebra de patentes e produção de genéricos e do “coquetel da AIDS”, rompendo monopólios de fabricação por parte de laboratórios poderosos. Já Doria, como governador de São Paulo, foi pioneiro no país e no mundo ao trazer para o Instituto Butantan a tecnologia e os direitos de produção da vacina contra a Covid-19, salvando milhares de vidas nesse processo.
Com a pandemia, também se acendeu um sinal de alerta sobre a necessidade e importância de fortalecer e qualificar o Sistema Único de Saúde (SUS), descentralizado ao nível do município, mas coordenado pela política do Governo Federal em parceria e consonância com os governos estaduais e municipais. O sistema deve ser estruturado para tratar não só as enfermidades surgiram em decorrência da Covid-19, como as sequelas da chamada “Covid longa”, mas também problemas que se agravaram nesse período, como os relacionados à saúde mental.
As mulheres tucanas entendem ainda que políticas públicas de Saúde devem ser conduzidas de forma transversal, ou seja, com forte integração com as demais, como políticas de Ciência e Tecnologia, passando pela Educação, Indústria, até a preparação dos agentes de saúde e tratamento local das doenças por hospitais e postos de saúde.
Por isso, o PSDB-Mulher Nacional elegeu Saúde para Todos como uma das principais demandas da população brasileira, ramificada nas bandeiras eleitorais a seguir:
- Saúde integral para todos, em todas as idades!
- Fortalecimento da rede de atenção à saúde da mulher.
- Atendimento humanizado no pré-natal, parto e puerpério.
- Chega de violência obstétrica!
- Vacinas salvam vidas!
- Cuidar é educar, prevenir e promover a saúde.
- Saúde bucal é direito de todos!
- Fortalecimento e qualificação da Rede de Atenção em Saúde Mental.
- Atendimento digno e humanizado para dependentes químicos.
- Redução das filas de espera para exames e consultas especializadas.
- Telemedicina é saúde mais perto do cidadão, menores custos e redução nas filas de espera.
- Tecnologia a serviço de um atendimento mais qualificado e ágil ao usuário do SUS.
- Saúde perto de casa!
- Remédio em casa para pessoas idosas, com dificuldades de locomoção e que necessitam de medicamentos de uso contínuo.
- Fortalecer a regionalização: mais hospitais e centros de referência especializados, aumentando a resolutividade
- Apoio multidisciplinar e especializado ao autista e à sua família.
- Centros de referência regionalizados para atendimento qualificado e integral a pessoas com deficiência.
- Ambulatórios multiprofissionais para recuperação da COVID Longa.
- Saúde para a diversidade: qualificação e humanização dos profissionais para acolhimento e atendimento da população LGBTQIA+.
- Criação e qualificação de Ambulatórios Trans, com atendimento integral humanizado.
- Saúde é acesso a remédios!