Inspirada em gênio do folclore de PE, Raquel Lyra inclui propostas de emprego e renda em plano de governo

Inspirada em Mestre Pirajá, a candidata ao Governo de Pernambuco, ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB-PE), contou como o gênio da música pernambucana a encantou e levou a incluir uma série de propostas para geração de emprego e renda no seu Plano de Governo. Para tanto, ela percorre o estado, mostrando suas ideias e alternativas que buscam igualdade social.

“Nosso Plano de Governo foi construído com a ajuda de muitos, inspirado em cada conversa que tive percorrendo o nosso estado, há quase um ano. Fiz questão de anunciar no Morro da Conceição, no Recife, onde conversei, em março, com o Mestre Pirajá, de 73 anos”, contou a candidata nas redes sociais.

Em seguida, a tucana detalhou o encontro que teve. “Mestre Pirajá me falou dos problemas que enfrentam nos últimos anos e foi, ao lado dele, que anunciei o meu compromisso de mudar Pernambuco, de colocar Pernambuco entre os estados que mais geram oportunidades de emprego e renda, que mais reduzem a pobreza, a miséria e a fome no Brasil.”

Homenagem

Depois, Raquel Lyra homenagou o Mestre Pirajá: “Sebastião Biano, gênio da música, orgulho de Pernambuco, obrigada por traduzir em melodias a poesia da nossa gente. A sua arte faz parte da nossa história, da nossa cultura e vai viver para sempre no coração dos pernambucanos. Meu abraço à família e aos amigos do Mestre Biano. Descanse em paz, Mestre”.

Há mais de 100 anos, Sebastião Biano ganhou do seu pai um pequeno pífano. Aos 5 anos, ele já tocava o seu “pife” em rituais religiosos, principalmente nos velórios de “anjos”. Mais adiante, ele seria parte de um dos grupos musicais mais importantes de Pernambuco, a Banda de Pífanos de Caruaru, de sonoridade única, formada por pífanos e percussão.

Um certo dia, em Caruaru, Gilberto Gil assistiu a uma apresentação da banda e se encantou. Gravou “Pipoca Moderna” em seu disco Expresso 2222 e o Brasil passou a conhecer e admirar a arte da Banda de Pífanos de Caruaru. A banda influenciou movimentos como a Tropicália e o Manguebeat.

Sebastião Biano era o último integrante vivo da banda, tendo recebido reconhecimento dos órgãos oficiais como a Ordem do Mérito Cultural e o título de Cidadão Caruaruense. Um grande mestre da nossa cultura, que será pra sempre lembrado e homenageado por todos nós.

*Com informações das redes sociais da candidata Raquel Lyra (PSDB-PE)