Notícias

Simone Tebet é destaque no debate dos presidenciáveis na TV Band

O primeiro debate com os presidenciáveis, promovido por um conglomerado de imprensa (UOL, Folha e TVs Bandeirantes e Cultura), que foi ao ar na TV Band, no domingo (28/08), teve como destaque a candidata à presidência da República pela Coligação MDB-PSDB-Cidadania, a senadora Simone Tebet, segundo a avaliação dos jornalistas e analistas ouvidos pelo Portal UOL.

Simone Tebet ficou sob os holofotes ao defender os direitos das mulheres, dos excluídos, mais saúde, educaçaõ e melhoria da qualidade de vida. Também lembrou a falta de ação do atual governo e apontou erros do presidente da República.

De acordo com a pesquisa qualitativa realizada pelo Datafolha com 60 pessoas em tempo real, Simone Tebet foi a que se destacou entre os demais candidatos. A pesquisa não é representativa da população brasileira e visa mostrar a percepção de eleitores indecisos sobre seu voto ou que pretendem votar em branco ou nulo em outubro.

A senadora criticou de forma incisiva o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). “Temos radicalização e desarmonia em função de termos um presidente que ameaça a democracia a todo o momento, não respeita a imprensa livre, a independência do Supremo, do Poder Judiciário e do Legislativo. Precisamos trocar o presidente da República”, disse.

Diversidade

Após Bolsonaro atacar a candidata e a jornalista Vera Magalhães, a senadora questionou ao candidato: “Por que tanta raiva das mulheres?”. Em seguida, ela emendou: “Ser feminista é respeitar as mulheres que pensam diferente. Soraya pensa diferente de mim em alguns pontos, mas defende os direitos das mulheres como eu”.

Simone Tebet ressaltou que, quando deputado, Bolsonaro defendeu assassino de mulheres, votou contra direitos das empregadas domésticas e atacou jornalistas. Em resposta, Bolsonaro disse que foi o presidente que mais defendeu as mulheres no Brasil.

O presidente negou as acusações e pediu que Tebet parasse com o “vitimismo” e o “mimimi”. “[A senhora] me acusa sem prova nenhuma. É um discurso barato. Tenho certeza de que grande parte das mulheres do Brasil me amam”, disse.

A senadora aproveitou o tema e fez promessas sobre uma composição de governo com diversidade de gênero. “O meu ministério terá paridade de mulheres e homens. Terá negros. Mas não terá ninguém envolvido em escândalo de corrupção, mesmo que seja do meu partido.”

Eleitorado

Os 60 telespectadores-participantes, que analisaram o debate, foram divididos em três salas virtuais e responderam perguntas por meio de um aplicativo. Eles classificaram as respostas dos candidatos a perguntas propostas nos debate, em uma escala de péssimo, ruim, regular, bom e ótimo.

Simonte Tebet teve o melhor desempenho no debate, mostra pesquisa qualitativa. Ela recebeu a melhor avaliação nos três blocos do evento. A candidata recebeu 43% dos votos. Apenas 5% dos entrevistas consideraram a participação dela ruim.