Notícias

Izalci é primeiro candidato a governador do PSDB a assinar Carta-Compromisso em favor das mulheres

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que concorre ao Governo do Distrito Federal, foi o primeiro dos oito candidatos a governador do PSDB a assinar a Carta-Compromisso do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, nesta quarta-feira (24/8), em Brasília (DF).

O texto lista medidas de incentivo ao aumento da participação feminina na política, além do apoio à paridade de gênero nos quadros internos do partido.

Representando o PSDB-Mulher Nacional, estiveram presentes a assessora executiva Angela Sarquiz, presidente de Honra do PSDB-Mulher do Rio Grande do Sul, e a assessora jurídica Luciana Loureiro, vice-presidente do PSDB-Mulher do DF.

“Nosso objetivo hoje é uma nova Força-tarefa, a segunda parte da Força-tarefa que nós, junto ao Secretariado Nacional, fizemos em todo o Brasil, viajando para fazermos as Bandeiras Eleitorais que enviamos a vocês. É uma construção coletiva das Bandeiras Eleitorais que vai servir de comando para todas as candidatas do PSDB do Brasil”, explicou Angela.

“Nós precisamos de um compromisso também dos homens com o nosso Secretariado. Isso já fizemos em 2018, em 2020 e agora em 2022. Nosso governador Izalci é o primeiro entre os oito candidatos ao governo que vai assinar a Carta”, acrescentou ela.

A tucana elogiou a postura do candidato, que enquanto presidente do PSDB-DF sempre incentivou a participação das mulheres no diretório.

“O compromisso é esse que ele está mantendo, é ter a casa cheia de mulheres. A gente lhe admira muito por esse trabalho. Na Força-tarefa estivemos aqui também, então a gente viu a sua parceria com as mulheres. Para essa campanha ser um sucesso, nós vamos precisar de cada um de vocês, homens e mulheres. Essa campanha pode ser ganha, basta vocês entrarem junto, se integrarem na campanha na busca do voto”, completou Angela.

Incentivo

O candidato ao Governo do DF destacou como o PSDB sempre procurou incentivar o aumento da representatividade feminina na política.

“A gente sempre procurou prestigiar, ampliar a participação da mulher, não só na política, mas também na própria decisão do partido. O PSDB Nacional foi o primeiro partido a cumprir de fato a Lei Eleitoral. Por incrível que pareça, os demais partidos apresentaram projeto para não serem punidos por não terem cumprido aquilo que o PSDB sempre cumpriu”, exemplificou Izalci.

“O PSDB já tem essa consciência e sempre buscou a defesa. O recurso que recebemos do Fundo Partidário, sempre atuamos de uma forma independente com relação ao PSDB-Mulher. Existe uma conta separada, inclusive”, pontuou.

Izalci também reconheceu os desafios históricos que foram impostos às mulheres na caminhada rumo aos espaços de poder e decisão. Ele reiterou o seu compromisso pessoal de alcançar a paridade de gênero em seu governo, caso eleito.

“É evidente que a mulher não teve as oportunidades que nós homens tivemos. A gente vê claramente quando é que as mulheres começaram a participar do processo político. Nem votar as mulheres podiam. Houve de fato um atraso muito grande nessa participação da mulher na política”, constatou.

“As mulheres são muito mais sensíveis, têm condições de fazer muito mais do que nós. É um compromisso nosso de colocarmos, no mínimo, a metade de mulheres no Secretariado. No mínimo, se tiver mais, melhor”, concluiu o candidato a governador.

Na ocasião, a Carta-Compromisso também foi assinada pelas candidatas a deputada federal Andreia Moura e Karla Vinhas, e a distrital Dora Gomes, Crícia Martins e Professora Lucimar Cordeiro.