Notícias

Itamaraty fará reclamação formal à Suíça após cia aérea danificar cadeira de Mara Gabrilli

A senadora e vice-candidata à Presidência da República, Mara Gabrilli (PSDB-SP), solicitou ao Ministro das Relações Exteriores, Carlos França, uma reclamação formal ao governo suíço após ter a sua cadeira de rodas quebrada pelas companhias aéreas Lufthansa/SWISS e sofrer discriminação com base na deficiência no aeroporto de Zurique. O dano a cadeira de rodas aconteceu no último domingo, dia 21. Em resposta, o chanceler brasileiro prontamente manifestou sua solidariedade e assegurou que dará atenção prioritária ao assunto no Itamaraty.

Mara relatou o ocorrido a Carlos França e afirmou que estava na Suíça para participar de uma sessão da ONU na qualidade de perita do Comitê das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, eleita como representante independente do Brasil pela Assembleia Geral da ONU. O chefe do Itamaraty deplorou o tratamento desrespeitoso (com uma senadora eleita e alta representante do País em foro internacional) e desumano (com pessoa com deficiência).

Em troca de mensagens bastante amistosa, Mara recordou ao Ministro que a Suíça sedia inúmeras organizações internacionais de direitos humanos, incluindo o Comitê para o qual foi eleita, criticando tamanho despreparo e discriminação nos aeroportos contra pessoas com deficiência.

A vice de Simone Tebet, Mara, ainda comparou: “Se fosse uma perita com deficiência da Suíça, que passasse os dissabores que passamos em Guarulhos ou no Galeão, será que não viria uma reclamação oficial do governo Suíço ao Brasil?”.

Mara, que há mais de duas décadas batalha por inclusão, em suas mais diversas formas, também sublinhou que o episódio joga luz às discriminações contra pessoas com deficiência que acontecem de forma cotidiana em aeroportos e aeronaves. “Não falo só por mim, falo por todos. Muito me entristece saber que todos os dias as pessoas com deficiência são desrespeitadas e que esta é infelizmente uma realidade vivida por inúmeros passageiros”, destacou a parlamentar, salientando que a sua cadeira de rodas é uma extensão de seu corpo.

Histórico de desrespeito

Esta não é a primeira vez que Mara Gabrilli tem sua cadeira danificada em missão internacional. Em março de 2022, em outra viagem a trabalho a Genebra, as mesmas companhias aéreas já haviam danificado sua cadeira, que apresentou um laudo de perda total, segundo laudo posterior da fabricante. Desde então, a parlamentar tem contatado a Lufthansa e a Swiss sem êxito e considera acionar a justiça.

*Da assessoria de imprensa da senadora Mara Gabrilli