PSDB tem 319 mulheres na corrida às urnas em 2022

Foto: Divulgação

A Força-Tarefa Eleições 2022 do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB surtiu efeito: neste pleito há 319 candidaturas de tucanas. São 194 na disputa a uma vaga a deputada estadual, 117 a deputada federal, cinco suplentes ao Senado, uma vice-governadora, uma governadora e uma vice-presidente da República. O número geral de candidatas mulheres nas eleições de outubro é o maior das últimas três disputas, segundo a Justiça Eleitoral.

A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) é candidata a vice-presidente da República na chapa com o MDB, enquanto a ex-prefeita Raquel Lyra (PSDB-PE) tem grandes chances de ir para o segundo turno na corrida pelo governo de Pernanbuco

Em 2018, eram 190 candidatas a deputada estadual, 95 à Câmara dos Deputados em Brasília, quatro a titular ao Senado e 12 suplentes, mais cinco na disputa ao Vice-Governo.

Mais Mulheres

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aumentou a participação feminina, em porcentagem, em comparação às eleições majoritárias de 2018 e 2014. Em 2022, são 9.353 mulheres na disputa, enquanto em 2018 eram 9.221 e 2014, 8.139.

Em porcentagem, a participação de candidatas mulheres nas últimas eleições gerais em 2014: 30,99%, em 2018: 31,6% e em 2022,  33,27%.

Alerta

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, afirmou na última semana que a Justiça Eleitoral não vai permitir candidaturas laranjas de mulheres para atingir a cota mínima de gênero nas eleições deste ano. A lei definiu um mínimo de 30% e máximo de 70% para candidaturas de cada gênero. Ou seja, cada partido precisa ter, no mínimo, 30% de candidatas mulheres.

“É importante demonstrar que a Justiça Eleitoral não irá permitir candidaturas laranjas simplesmente para fingir que as mulheres estão sendo candidatas”, afirmou o ministro, informando que as candidaturas serão anuladas, com efeitos para todo o partido. “Candidaturas laranjas serão declaradas irregulares, nulas, com a nulidade da chapa inteira.”

*Com informações do G1.