Notícias

Mara Gabrilli relata desrespeito em voo após companhia aérea danificar cadeira de rodas

Senadora e candidata a vice-presidente da República pelo PSDB, em chapa com a senadora Simone Tebet (MDB-MS), Mara Gabrilli relatou mais uma situação de desrespeito sofrida na mesma data em que completou 28 anos do acidente que a deixou tetraplégica.

A tucana teve sua cadeira de rodas danificada por descuido da companhia aérea Lufthansa durante um voo na Europa, onde participou de missão diplomática na Organização das Nações Unidas (ONU). Além de causar o prejuízo, a empresa perdeu a cadeira de rodas duas vezes.

Em suas redes sociais, ela contou como a cia aérea e pediu que deixasse o avião mesmo sem a cadeira, seu único meio de locomoção.

“Ao chegar em Zurique não achavam minha cadeira de rodas, mas pediram para que eu deixasse a aeronave imediatamente. Ao me negar a sair, me acusaram de atrapalhar o embarque de outros passageiros que “precisavam ir pra casa” como se eu valesse nada e não quisesse o mesmo”, escreveu.

Após mais de 1h30 dentro do avião, a cadeira foi encontrada ainda mais danificada, uma vez que já tinha sido quebrada na viagem de ida.

“Cinco meses atrás já tinham dado perda total em uma cadeira minha (esse foi o laudo da fabricante) quando tive que passar um mês em missão na ONU com a cadeira quebrada. Ao voltar para o Brasil, fiquei meses arcando com fisioterapia para resolver os danos no meu corpo”, relatou Mara.

A candidata a vice denunciou o despeito e o descaso a que as pessoas com deficiência são submetidas diariamente.

“Essa é uma realidade vivida por inúmeras pessoas com deficiência. Recebo casos assim todos os dias e cobramos as empresas. Aqui não falo por mim, falo por todos. Já quebraram muitas cadeiras de rodas, já teimaram em carregar muita gente no colo por não pousarem no finger ou por não terem o ambulift. Estava na ONU representando o meu país na defesa dos direitos humanos. Me entristece saber que todos os dias as pessoas com deficiência são desrespeitadas”, lamentou.

A senadora destacou que a inclusão e as políticas públicas para pessoas com deficiência são um dos eixos principais do seu programa de governo ao lado de Simone Tebet.

“A cadeira de rodas é uma extensão do nosso corpo. Sem ela não me locomovo. E com ela quebrada, meu corpo também fica. Simone Tebet e eu seguiremos trabalhando por um Brasil que respeite as pessoas e seus direitos, sejam elas pessoas com deficiência ou não”, completou Mara Gabrilli.