Notícias

Convenção Nacional do PSDB está confirmada para o dia 27

A convenção nacional da Federação do PSDB com o Cidadania está confirmada para o próximo dia 27, às 11h, em Brasília (DF). A iniciativa chancela a alternativa esperada por boa parte do eleitorado pela terceira via. A expectativa é que o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) seja chancelado candidato a vice-presidente na chapa da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República.

O edital de convocação, assinado pelo presidente da legenda, Bruno Araújo (PE), informa que a votação se dará em sistema misto: presencialmente, na sede do PSDB, em Brasília — que também abriga a coordenação da Federação —, ou virtualmente, por meio de uma plataforma específica na internet.

A eleição para a escolha de candidatos a cargos majoritários está prevista no artigo 151 do Estatuto do PSDB e deve ocorrer “sempre que houver mais de um candidato disputando a indicação do partido”. O mesmo artigo também garante à Executiva Nacional a prerrogativa de disciplinar a realização das prévias. Já o artigo 152 assegura que o candidato vencedor terá seu nome homologado pela Convenção convocada para este fim.

Manifesto Pela Paz nas Eleições

A 14 dias da convenção, os presidentes do PSDB, Bruno Araújo; do Cidadania, Roberto Freire; o vice-presidente do MDB, Confúcio Moura, e a senadora Simone Tebet entregaram ao ministro Alexandre de Moraes, futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um manifesto pelo fim da violência na política.

A seguir a íntegra do texto:

O país se aproxima de uma das mais importantes eleições da nossa história recente. Lamentavelmente, as últimas eleições e a que ora se aproxima vêm registrando episódios muito preocupantes de agressividade e violência que não se coadunam com o espírito da nossa democracia e com os valores do povo brasileiro.

É nosso dever rechaçá-los de maneira firme, veemente e inconteste. Pois é a manutenção do convívio social, com civilidade, respeito e tolerância, em nosso país que está sob ameaça.

Não importa de que lado parte a violência: qualquer ato que atente contra a integridade física de qualquer pessoa tem que ser repudiado, condenado e punido com o máximo rigor da lei.

É dever das instituições garantir que a vontade popular expressa no voto possa se dar em clima de paz, harmonia e tranquilidade, com absoluta segurança. Como pré-candidata à Presidência da República e como presidentes de partidos políticos, cabe-nos papel importante nesse processo eleitoral.

Cabe-nos, uma vez mais, reiterar nosso firme compromisso com princípios de boa convivência, civilidade, respeito e tolerância mútuos, ainda que mantenhamos nossas diferenças políticas e
ideológicas, como deve ser numa democracia.

Assim, propomos um pacto de não agressão entre todas as campanhas, de todos os candidatos, de todos os partidos e coligações.

Assumimos, desde já, e conclamamos todos os candidatos, a todos os cargos, de todos os partidos e coligações, a manifestarem compromisso expresso e inegociável de confiança na Justiça Eleitoral, no processo de votação por urnas eletrônicas, de respeito ao resultado das urnas e de reconhecimento do vencedor, qualquer que seja.

Precisamos de um pacto que ressalte e deixe claro, de uma vez por todas, para as brasileiras e os brasileiros, o nosso compromisso inalienável com as nossas instituições, com a integridade do processo eleitoral e com a disputa democrática. Nosso comprometimento, sobretudo, com a paz, a harmonia e a dignidade humana.

Impedir qualquer indivíduo de fazer campanha, sob qualquer pretexto, é crime previsto na legislação eleitoral, passível de punição com prisão. É inadmissível.

Acima de tudo, estão a nossa democracia e a garantia do eleitor de manifestar, de forma secreta e livre, as suas escolhas com absoluta integridade, sem riscos e constrangimentos de qualquer natureza.

Acima de tudo, estão o nosso amor pelo nosso país, nosso compromisso com a democracia e nossa profissão de fé na civilidade, na solidariedade e na fraternidade.

Não ao ódio, não à intolerância, não à violência.

Sim à democracia, sim ao diálogo, sim ao respeito à Constituição Federal.

Sim à vontade soberana do povo brasileiro.