Notícias

PSDB-Mulher encerra mais um seminário de formação política para pré-candidatas

Letícia Medeiros falou sobre Gestão estratégica de Campanha Eleitoral. Foto: Dennys William

Chegou ao fim, nesta sexta-feira (8/7), mais um curso de formação política para mulheres promovido pelo Secretariado Nacional da Mulher/PSDB em parceria com a Fundação Konrad Adenauer (KAS Brasil) e o Instituto Teotônio Vilela (ITV). O ciclo de palestras do II Seminário de Capacitação Política: Representação, Democracia e Eleições 2022 aconteceu em Belém do Pará e contou com a participação de 50 pré-candidatas da Federação PSDB-Cidadania de todas as regiões do Brasil.

Foto: Dennys William

Durante o encontro, a presidente do PSDB-Mulher Nacional, Yeda Crusius, destacou o sucesso das tucanas nas eleições de 2018, crescendo em 60% a bancada feminina na Câmara Federal, e 33% na Assembleias Legislativas, além de eleger uma senadora da República. Ela frisou que o resultado se deu por causa da organização do Secretariado. “Então desde 2018, a nossa taxa de sucesso se deve a gente ter planejado antes, já na pré-campanha”.

Yeda, que já foi ministra do Planejamento, governadora do Rio Grande do Sul e deputada federal por quatro mandatos, incentivou as tucanas ali presentes e garantiu que o apoio do Secretariado às candidaturas femininas do partido no pleito deste ano.

“Em 2018, junto com a enorme conquista dos 30% do Fundo Eleitoral, nós contratamos uma empresa pra nos auxiliar a viabilizar as candidaturas atendendo pessoa por pessoa e nós oferecemos para quem queria assessoria contábil e assessoria jurídica. Em 2020, a mesma empresa construiu conosco a Plataforma Digital PSDB-Mulher 2020. Vamos repetir o fator de sucesso e aquelas que precisarem de assessoria contábil, de assessoria jurídica, de santinho, seja físico ou digital, poderá contar com o PSDB-Mulher”, anunciou.

Sem muros

A atuação do PSDB-Mulher Nacional foi muito elogiada não só pelas pré-candidatas, mas também pela parceira KAS Brasil. A presidente Yeda Crusius fez questão de enaltecer o papel do PSDB-Mulher nas discussões e ações para promover o aumento da representatividade feminina e o que o movimento vai além dos muros partidários.

“O PSDB-Mulher não é isolado. Nós fazemos parte da gente das redes. Fazemos parte da rede da Konrad, da rede Onu Mulheres, da rede Mulheres de Partidos Políticos. Ou seja, a gente sai do muro do PSDB, né? A gente derruba tá? Nós vamos tá conversando com todas as mulheres do Brasil, mas de um lado especial, nos orgulhando da maneira que a gente trata as candidatas tucanas”, finalizou sob aplausos.  

Painéis de debates

No 1º dia de Seminário, o diretor de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Eugênio Pantoja, falou sobre a importância da Amazônia no contexto nacional. As participantes também receberam dicas de Comunicação Política e redes sociais, com a doutora em Ciência Política Nerea Garcia, e Legislação Eleitoral, com a especialista em Direito Eleitoral e Partidário Samara Castro.

Já no 2º dia, a cientista política e co-fundadora da ONG Elas no Poder, Letícia Medeiros, deu uma aula de Gestão Estratégica de Campanha Eleitoral. A consultora em campanhas eleitorais Karin Vervuurt deu dicas de Financiamento e Recursos Partidários. Já a mestre em Direitos Humanos Tarsila Crusius encerrou o encontro com o tema Políticas Públicas e Bandeiras Eleitorais.

Fotos: Dennys William