Por mais candidaturas femininas, PSDB-Mulher promove capacitação em Cuiabá

Cidadania participa do Encontro e defende união em torno de ocupação de espaço político

No primeiro dia do Encontro de Capacitação Política Estadual PSDB-Mulher de Mato Grosso “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”, em Cuiabá (MT), as lideranças presentes defenderam que as mulheres ocupem mais espaço na política, capacitando-se, conscientes de que o desafio é complexo. Integrantes do PSDB e Cidadania se uniram no evento para apoiar as pré-candidaturas femininas em todas as instâncias.

Com a experiência de quem fez campanha por várias regiões da Grande Cuiabá, a presidente do PSDB-Mulher de Mato Grosso e ex-vereadora, Maria Avalone, destacou a importância do Encontro e a necessidade de juntas, as mulheres buscarem o aperfeiçoamento. “Chegou o grande dia de estarmos perto uma das outras. Temos muitas mulheres guerreiras e o nosso partido quer que todas juntas construam um país melhor.”

A vice-presidente do Secretariado Nacional do PSDB-Mulher, ex-deputada federal e ex-prefeita da Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira, ressaltou a trajetória do Secretariado em defesa das mulheres e da ocupação feminina na política.

“O segmento feminino mais organizado do Brasil, temos orgulho, nós completamos 23 anos. Sempre realizamos cursos para as nossas pré-candidatas com apoio do PSDB Nacional porque nós entendemos que lugar de mulher é na política e queremos preparar as mulheres para a política”, disse.

Desafios

O deputado estadual e presidente do Diretório do PSDB Estadual de Mato Grosso, Carlos Avalone, reiterou que o desafio é grande porque o caminho a ser percorrido pelas mulheres é longo. “O espaço para construção das mulheres ainda é longo, nós temos que encurtá-lo, então nada melhor do que a capacitação. Agradeço às meninas do Cidadania, agora nós somos todos um só.”

O vereador de Chapada dos Guimarães (MT) Luciano Augusto Neves, conhecido como Dudu (PSDB), disse que fez questão de estar presente ao Encontro para aprender com as mulheres. “Vim prestigiar e aprender desta sensibilidade a aplicar no nosso dia a dia”.

União

A coordenadora do PSDB-Mulher na região Centro-Oeste e presidente do PSDB-Mulher do Distrito Federal, Andréia Moura, destacou que as mulheres são 53% do eleitorado nacional e integram a maioria (51,7%) da população brasileira, o que impõe mais responsabilidade a todas.

“Somos a maior parte do eleitorado e da população e que nos chama para a responsabilidade. Este preparo é extremamente importante para a nossa caminhada. Nós queremos mais mulheres na política”, disse ela, mencionando o exemplo do Distrito Federal: “Eu trago o exemplo do Distrito Federal que é trabalhar essa paridade de 50/50, vou lançar aqui também este desafio. Além da ocupação dos cargos, uma vez eleito, o senador Izalci, que é pré-candidato, fará o governo 50/50, compromisso feito conosco”.

O presidente do Cidadania no Mato Grosso, Marco Aurélio Marrafon, disse que as mulheres devem ser protagonistas nas eleições deste ano.  “Neste momento queremos que as mulheres do 45 (PSDB) e 23 (Cidadania) exerçam um protagonismo. São dois partidos que têm uma grande defesa em favor das mulheres e do protagonismo. Grande vitória.”

Simone Tebet

Com a oficialização do apoio do PSDB, Cidadania e MDB à candidatura de Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República, a torcida é para que mais mulheres se lancem na política e conquistem as urnas.

A confiança foi exposta por Thelma de Oliveira. Se Deus quiser, nós vamos marchar com uma mulher. Aprovamos o nome da Tebet. Agora o vice é nosso. Não é uma eleição fácil, mas temos a oportunidade de fazer a mudança que o povo precisa”, afirmou a ex-prefeita, mencionando a hipótese de o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) ser o vice na chapa de Tebet.

Para Marrafon, a candidatura de Simone Tebet é resultado do esforço conjunto dos partidos políticos em busca de um Brasil melhor. “O Cidadania é um partido que se irmanou por meio da federação com o PSDB porque acredita que o Brasil precisa se solidarizar e as mulheres se protagonizar. As reformas que o PSDB nunca deixou de fazer aliado a isso o combate à desigualdade social.”