Tucanas participam de instalação do Fórum Estadual de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos de Mato Grosso do Sul

Tucanas participaram da instalação do Fórum Estadual de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos de Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (20/05), em Campo Grande. O grupo oferece suporte às mulheres interessadas em se candidatarem a um cargo político, além de promover espaços para o debate de temas importantes, como a violência política contra a mulher e a Agenda 50/50, rumo à tão sonhada paridade de gênero.

PSDB-Mulher Nacional, que tem a cadeira de coordenadora do Fórum na região Centro-Oeste, é representado pela nossa assessora jurídica e vice-presidente do PSDB-Mulher do DF, Luciana Loureiro. Ela participou do encontro ao lado da presidente do PSDB-Mulher MS, deputada estadual Mara Caseiro; da coordenadora do PSDB-Mulher na região Centro-Oeste, Andréia Moura; e da psicóloga e mestra em Direitos Humanos Tarsila Crusius.

Além do PSDB, entre as presentes estavam representantes do Cidadania, PDT, MDB, PSB, PCdoB e Republicanos. Durante o encontro, Madalena Pereira, presidente da Ação da Mulher Trabalhista de MS, foi eleita para coordenar os trabalhos do Fórum Estadual.

“O nosso lema, o lema do Fórum que já está caminhando desde 2007, é que no Fórum nós discutimos o que nos une. O que nos desune nós não discutimos. E o que nos une? A maior participação da mulher na política, lutar para que os nossos direitos conquistados continuem, e lutar por mais”, destacou Luciana Loureiro.

“Nossa meta é montar o Fórum em todos os estados. No Sul, nós já estamos com todos os estados contemplados. Centro-Oeste falta agora o Mato Grosso, alguns no Nordeste, alguns no Norte”, contou. “A ideia é essa mesmo, agitar, preparar mulheres, dar o máximo de informação para elas, principalmente para as pré-candidatas para que elas não tenham nenhum problema”, disse.

Por sua vez, a deputada estadual Mara Caseiro apontou a necessidade de ampliar a representatividade feminina nos espaços de poder no Mato Grosso do Sul.

“Fico muito triste hoje de ser a única mulher como deputada estadual na Assembleia Legislativa. Aqui também nós só temos uma mulher na Câmara Municipal. Acho que a gente tem que se unir para poder melhorar esses índices que nós temos da participação de mulheres na política”, frisou a tucana.

“A gente só vai avançar quando nós entendermos o potencial que nós mulheres temos. Buscar o conhecimento e nos preparar de fato para uma eleição. Uma eleição não se prepara em três meses, precisa de recursos também. O fundo partidário tem que ser melhor discutido e melhor distribuído”, completou a parlamentar.