Força-TarefaNotícias

Tucanas catarinenses defendem parceria em torno de políticas para as mulheres

O Seminário de Capacitação Política “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”, promovido pelo Secretariado Nacional da Mulher/PSDB em Florianópolis (SC), neste sábado (14/05), reuniu cerca de 140 tucanas de todas as regiões de Santa Catarina. Muitas se deslocaram de longe para ouvir as propostas das pré-candidatas às eleições de outubro. Em discussão, saúde, segurança, educação e políticas públicas voltadas especificamente para as mulheres.

Mediadora do debate, a presidente de honra do PSDB-Mulher de Santa Catarina e deputada federal Geovania de Sá ressaltou que, por meio do projeto Mulheres em Equilíbrio, ela conseguiu destinar recursos para o estado. Ela defendeu a união e a parceria entre as mulheres. “Vamos firmes rumo às eleições. Temos competência e voz para estarmos onde nós quisermos.”

A coordenadora do PSDB-Mulher Nacional na região Sul e vereadora de Itajaí (SC), Anna Carolina Martins, disse que sua expectativa é para que, em breve, Santa Catarina tenha uma mulher como vice-governadora. Também lembrou que a pandemia deixou impactos econômicos bastante complexos na vida das mulheres, pois muitas tiveram de redobrar a carga de trabalho com a perda de emprego e demissão dos maridos.

“Muitas mulheres sustentando o lar, os homens que tinham emprego fixo, perderam o emprego. A gente espera que o governo colabore para isso. Várias pessoas mudaram sua vida. A gente precisa se reestruturar”, disse Anna Carolina, ressaltando que a violência contra a mulher deve ser tema constante de debates.

“Problemas muito graves, o feminicídio, a violência, precisamos falar sobre isso dentro da sala de aula. Falar sobre isso nas escolas, tem de ser meta, isso é muito importante. É preciso que nós, mulheres, enraizemos isso”, disse a tucana. “Espero uma política de oportunidades. Nós conseguimos sobressair dos problemas, se tivermos oportunidades.”

Mais PSDB-Mulher

A vereadora de Santo Amaro da Imperatriz (SC), Rosângela Passig Turnes, disse que está determinada a fundar o segmento municipal do PSDB-Mulher. “Sou vereadora, fui secretária de Saúde, a mulher na política realmente encontra muita dificuldade. Tenho de colocar a minha experiência, quero levar a certeza de que vou fundar o PSDB-Mulher de Santo Amaro da Imperatriz.”

Técnica de enfermagem, Rosângela Passig Turnes foi a vereadora mais votada do município, o que para ela, é motivo de orgulho porque sua bandeira é a defesa da saúde pública e a presença intensa das mulheres em todas as esferas de Poder. Como a deputada Geovania de Sá, ela citou a importância do projeto Mulheres em Equilíbrio.

“Espero que nas próximas eleições, a gente possa comemorar ter mais mulheres, como a nossa deputada Giovana de Sá”, afirmou. “Eu acredito na política do PSDB, quero muito lutar junto com essas mulheres que estão aqui. E dizer: que lutem comigo. Estou muito honrada de estar aqui.”

Saúde da Família

Para as tucanas, a saúde pública visando o atendimento à família deve ser prioridade. Anna Carolina destacou que faltam leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no estado e há ausência de especialidades. “Se precisar de um transplante de medula óssea, tem de ir para outro estado.”

Pré-candidata a deputada estadual, Giovana Galato, que é dentista de Unidades de Atendimento Básico, disse conviver de perto com as necessidades das pessoas. “Ouço os pacientes reclamando de suas tristezas e angústias. É muito triste uma pessoa com fratura óssea, esperando uma vaga, porque não tinha vaga, não tinha cirurgião”, disse. “Especiais. Hoje a cada 40 nascimentos, uma criança é autista. A gente está preparado? Não.”

Violência

Para Anna Carolina, a discussão em torno do combate à violência contra a mulher e a autonomia financeira deve começar na sala de aula. “[É preciso haver um] planejamento e tem de começar nas escolas. Essas mulheres que passaram por agressão, a maioria delas não tem independência financeira”, alertou.

Em seguida, a tucana acrescentou: “A gente tem de criar formas dentro das escolas para impedir isso. Todas as formas envolvem as nossas mulheres, a educação e a independência delas”.

Redistribuição de Renda

A pré-candidata a deputada estadual Giovana Galato defende uma revisão imediata na forma de redistribuir a renda aos estados e municípios. “A cada R$ 100 de Santa Catarina, retornam R$ 20. O que acontece?”, reagiu. “Essa redistribuição financeira tem de mudar. Tem e dividir melhor isso. Tem de ter mais autonomia.”

A vereadora de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, ressaltou a necessidade de parceria e união entre as mulheres para construir dias melhores. “O Brasil está no caminho, basta nós nos unirmos ainda mais. Espero um Brasil mais justo, mais humano e mais igualitário, sem extremismos, mas com respeito.”

Segundo Juliana Pavan, é preciso escutar os anseios das pessoas para elencar prioridades. “[Espero que] o estado possa tornar as ações para as mulheres mais justas e amparadas, com políticas públicas efetivas, saúde pública, saneamento, educação, mais escolas e oportunidades, escolas em tempo integral. Um estado que possa investir mais nas pessoas. As pessoas estão carentes de serem ouvidas.”